Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas

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O objeto de análise deste livroteve como campo empírico o processo de implementação do artigo 26-A da Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A partir do métodomaterialista histórico e dialético analisam-se ressignificações culturais,históricas e políticas que envolvem as categorias raça e classe nos sistemas deensino, interferindo no formato das políticas educacionais antirracistas.

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O objeto de análise deste livroteve como campo empírico o processo de implementação do artigo 26-A da Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A partir do métodomaterialista histórico e dialético analisam-se ressignificações culturais,históricas e políticas que envolvem as categorias raça e classe nos sistemas deensino, interferindo no formato das políticas educacionais antirracistas. Cercade duzentos gestores diretamente envolvidos com a implantação do art. 26-Aforam ouvidos e, em função das diferentes posturas, visões de mundo econvicções sobre a temática racial se revelaram ora como gestoresausentes/alheios, ora como gestores sensíveis ou gestores proativos. O estudotraz valiosas contribuições para gestores, educadores, cientistas sociais,intelectuais que estejam envolvidos na proposição, implementação e avaliação depolíticas públicas e com a gestão da educação.

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