PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE desafios e possibilidades

R$69,00

ou em até 3x de R$23,00 sem juros.

Sinopse

A proposta de construção coletiva desta obra visa, na primeira parte, analisar a pós-graduação em educação e o trabalho docente no âmbito da conjuntura sociopolítica e educacional do país, abordando historicamente a origem e a evolução da pós-graduação em educação no atendimento aos marcos legais definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a construção do Projeto Pedagógico Institucional da Pós-Graduação, além de compreender a proposta do sistema de avaliação da pós-graduação.

A segunda parte da proposta envereda pelos campos dos fundamentos e elementos estruturantes teórico-práticos do trabalho docente na pós-graduação em educação. Nesse intuito, apresentam-se a área de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos, identificando emergências, rupturas e inovações. Além disso, delineiam-se intencionalidades e objetivos, selecionando e organizando os conteúdos curriculares integrados, discutindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e definindo trilhas pedagógicas, didáticas e metodológicas, com destaque às orientações avaliativas das aprendizagens.

50 em estoque

SKU: 978-85-7496-574-1 Categoria:

Descrição

Sumário

Apresentação  – Ilma Passos Alencastro Veiga e Joana Paulin Romanowski

Parte I :  Contexto nacional brasileiro e o programa  de pós-graduação em educação

A pós-graduação em educação, questões estruturais brasileiras: política, social, econômica e educacional – Marcelo Soares Pereira da Silva

Apreciações sobre a pós-graduação brasileira desde sua instauração, nos anos de 1930 – José Carlos Souza Araujo

O projeto político-pedagógico institucional da pós-graduação: delineando caminhos e possibilidades – Ilma Passos Alencastro Veiga

O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação em educação: objetivos, fundamentos, modalidades
e impactos na prática social       – Joana Paulin Romanowski e Simone Regina Manosso Cartaxo e Pura Lúcia Oliver Martins

Parte II :  Pós-graduação em educação e trabalho docente        

Trabalho docente na pós: como é visto e para onde deve ir – Maria Eugênia Castanho  e Sérgio Castanho

O currículo integrado na pós-graduação em educação: um campo de possibilidades – José Damião Trindade Rocha

Ensino, pesquisa, extensão: o currículo e as práticas da pós-graduação – Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos

Metodologias de ensino no trabalho docente da pós-graduação em educação  – Rita Buzzi Rausch e Maria Iolanda Fontana

A multidimensionalidade das demandas avaliativas na pós-graduação em educação: implicações para o trabalho
docente e para as aprendizagens – Mara Regina Lemes de Sordi

A relação orientador-orientando na pós-graduação: implicações no processo de elaboração de teses e dissertações – Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana

Informação adicional

Peso 0.390 kg
Dimensões 21 × 14 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.