Por uma Didática da Educação Superior

R$67,00

ou em até 3x de R$22,33 sem juros.

PÁGINAS: 304p.
Formato: 16×23 cm
Ano de Publicação: 2021
ISBN: 978-65-88717-06-6
Assuntos: Docência na educação superior; Educação superior; Prática de ensino; Professores da educação superior.

Versão Impressa

175 em estoque

Compre o E-book

Selecione uma plataforma

Descrição

SUMÁRIO
PREFÁCIO IX
José Carlos Libâneo

PARTE I • FUNDAMENTOS 1

1 • A educação superior pública:
expansão, democratização e novos desafios 3
Luiz Fernandes Dourado, Karine Nunes de Moraes

2 • Para onde vão a didática geral da educação superior
e as didáticas específicas? 41
Ilma Passos Alencastro Veiga, Edileuza Fernandes Silva

3 • Intenções e objetivos da educação superior:
uma visão histórico-crítica 61
Maria Eugênia Castanho, Sérgio Castanho

PARTE II • ELEMENTOS SUBSTANTIVOS
DA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 77

4 • Que caminho seguir? Apontamentos sobre os
objetivos educacionais no contexto da educação superior 79
Isabel Maria Sabino de Farias, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro,
Ilma Passos Alencastro Veiga

5 • O lugar da seleção e organização do conhecimento acadêmico
no ensino de graduação 101
Ângela I. Loureiro de Freitas Dalben, Maria José Batista Pinto Flores

6 • Sobre a didática da educação superior
e o lugar das técnicas de ensino-aprendizagem 121
José Carlos Souza Araujo

6.1 • Aula invertida: uma técnica de ensino-aprendizagem 157
Rosana César de Arruda Fernandes, Enílvia Rocha Morato Soares

6.2 • A técnica de formação docente lesson study:
reflexividade e parceria no cotidiano da formação do professor 179
Ana Maria Falcão de Aragão, Marissol Prezotto

6.3 • Instrução por pares (peer instruction):
uma técnica de ensino-aprendizagem no âmbito da
metodologia participativa, colaborativa e problematizadora 195
Ilma Passos Alencastro Veiga, Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana

6.4 • Coreografia didática na educação superior
sob o prisma da pedagogia histórico-crítica 215
Cristina D’Ávila

7 • Tecnologias digitais da informação e comunicação:
novos desafios na educação superior 227
Pura Lúcia Oliver Martins, Joana Paulin Romanowski,
Marilene Santana dos Santos Garcia

8 • Realidade aumentada e leitura:
uma possibilidade de inovação do ato de ler 243
Alexandre Marino Costa, Eliane Pozzebon, Luana Monique Delgado Lopes

9 • O lugar da avaliação das aprendizagens
em uma perspectiva histórico-crítica 263
MARA REGINA LEMES DE SORDI, MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS

Informação adicional

Peso 0.412 kg
Dimensões 23 × 16 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.