Os Bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos

Este livro é osegundo da coleção organizada por nós três, Ana Lúcia Goulart de Faria, MariaCarmen Silveira Barbosa e Suely Amaral Mello, que faz parte da “coleçãoFormação de Professores – série Educação Infantil em Movimento” da editoraAutores Associados, de Campinas-SP. Ele destina-se, assim como o primeiro, Descobrir brincando, a estudiosos/asda pequena infância, professoras/es profissionais que ocupam a função docenteem creches e pesquisadores/as das áreas que investigam criança pequena, taiscomo a psicologia, a medicina, a enfermagem, a sociologia da infância, aantropologia da infância, entre outras. O livro Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é umconvite da pesquisa acadêmica e científica francesa e italiana a desmontarpreconceitos e virar o mundo adultocêntrico de ponta-cabeça para enxergar acriança desde pequenininha como construtora das culturas infantis, contribuindopara a construção da realidade social.”

Fragmento do prefácio

REF: 978-85-7496-281-8 Categoria:

“A pesquisarealizada em creches (e não em laboratórios recriando situações a serempesquisadas…) aqui publicada é pioneira na construção de um olhar que, alémdo desenvolvimento infantil, observa o contexto em que os bebês se desenvolvem,seja com os objetos, seja especialmente com o grupo de pares, da mesma idade ede idades diferentes e também com este adulto/a, também especial, que osobserva “estranhando o familiar e familiarizando-se com o estranho” e assimcúmplice de saberes construídos entre todos/as. Assim, as crianças desde bempequenas pensam organizando o pensamento de forma sofisticada e complexa. As brincadeiraspropostas pelas professoras ou por quem ocupa o papel docente na creche são ogrande desencadeador deste viver a infância plenamente, de maravilhar-se, dedescobrir e de inventar.

Este livro é osegundo da coleção organizada por nós três, Ana Lúcia Goulart de Faria, MariaCarmen Silveira Barbosa e Suely Amaral Mello, que faz parte da “coleçãoFormação de Professores – série Educação Infantil em Movimento” da editoraAutores Associados, de Campinas-SP. Ele destina-se, assim como o primeiro, Descobrir brincando, a estudiosos/asda pequena infância, professoras/es profissionais que ocupam a função docenteem creches e pesquisadores/as das áreas que investigam criança pequena, taiscomo a psicologia, a medicina, a enfermagem, a sociologia da infância, aantropologia da infância, entre outras. O livro Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é umconvite da pesquisa acadêmica e científica francesa e italiana a desmontarpreconceitos e virar o mundo adultocêntrico de ponta-cabeça para enxergar acriança desde pequenininha como construtora das culturas infantis, contribuindopara a construção da realidade social.”

Fragmento do prefácio

Suely AmaralMello, Maria Carmen Silveira Barbosa e Ana Lúcia Goulart de Faria

Coordenadorasda série Educação Infantil em Movimento

Autora