O público e o privado na história da educação brasileira

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A obra aborda um tema polêmico da história educacional brasileira: o caráter público ou privado da educação nacional. A discussão permeia toda a história brasileira, animando o debate político entre os partidários de uma educação estatal, gratuita e laica, e os defensores de uma alternativa particular, privada ou confessional. Em tempos de minimização do Estado, numa sociedade profundamente marcada pela interpenetração dos espaços públicos e privados, pela privatização do Estado, a temática do livro suscita um questionamento: como fica a luta histórica dos educadores em defesa de uma escola pública, obrigatória, gratuita, laica e que cumpra com o papel de transmissora dos conhecimentos historicamente construídos? Essa indagação tem animado os debates do HISTEDBR e, certamente, é do interesse dos educadores e pesquisadores engajados nos encaminhamentos políticos da educação brasileira. O livro traz importantes contribuições para entendermos e nos posicionarmos quanto aos rumos tomados pelo sistema escolar no Brasil.

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REF: 978-85-7496-126-2 Categoria:

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A obra aborda um tema polêmico da história educacional brasileira: o caráter público ou privado da educação nacional. A discussão permeia toda a história brasileira, animando o debate político entre os partidários de uma educação estatal, gratuita e laica, e os defensores de uma alternativa particular, privada ou confessional. Em tempos de minimização do Estado, numa sociedade profundamente marcada pela interpenetração dos espaços públicos e privados, pela privatização do Estado, a temática do livro suscita um questionamento: como fica a luta histórica dos educadores em defesa de uma escola pública, obrigatória, gratuita, laica e que cumpra com o papel de transmissora dos conhecimentos historicamente construídos? Essa indagação tem animado os debates do HISTEDBR e, certamente, é do interesse dos educadores e pesquisadores engajados nos encaminhamentos políticos da educação brasileira. O livro traz importantes contribuições para entendermos e nos posicionarmos quanto aos rumos tomados pelo sistema escolar no Brasil.

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