Matrizes da modernidade republicana

Já nos advertiu Antonio Candido que a busca dos matizes é um dos trabalhos mais difíceis a que se submete o pesquisador. Exige maturidade. Supõe liberar a reflexão dos modelos interpretativos constituídos. Cria uma inquietação intelectual que se traduz na busca da palavra exata. Essa foi a proposta de Marlos ao constituir seu método de trabalho simultaneamente à ação de desenhar e redesenhar seu objeto de estudo, submetendo-se ao que os discursos examinados lhe trouxeram de sugestivo. Marlos nos ensina a ler os autores de um modo interessado sem aplicar de forma mecânica chaves interpretativas aos problemas que identifica. […] A originalidade da investigação de Marlos reside no fato de o autor pensar as propostas das políticas públicas da educação no pensamento educacional à luz do que denomina uma ‘história da cultura política’ sem, no entanto, tomá-las como mero reflexo do ambiente político. […] Considero este livro leitura obrigatória para professores e pesquisadores de história da educação brasileira.” (excertos do Prefácio) (Clarice Nunes – Professora doutora, aposentada na Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do mestrado em educação na Universidade Estácio de Sá– Pesquisadora associada da UFF e do Inep)

SKU: 85-7496-081-0 Categorias: , ,