Oferta!

R$69,00 R$10,00

Escrito inicialmente, em 1985, como thèse de doctorat d’état, na Université René Descartes (Paris V, Sorbonne), em dois alentados volumes com o título Régime autoritaire et éducation: le cas du Brésil (1930-1945) étudié à la lumière du cas de l’Italie (1922-1943), O Hino, o sermão e a ordem do dia é um livro marcado não só pelo caráter de denúncia, mas também de revelação. Adentramos junto com Silvério nos porões onde eram guardados os mais secretos documentos, pegamos em arquivos antes intocados, descobrimos pessoas que até o momento não tinham vinham a tona como personagens – pelo que nos faz saber o livro chega a ser chocante. Quando a questão dos Militares e a educação é tocada, Silvério nos apresenta a educação que vinha de dentro das Forças Armadas, e também como havia interferência explícita e direta na formação e nos rumos da educação, ficando claras a fragilidade e vulnerabilidade de educadores e da educação durante o regime militar autoritário e obscurantista. Educadores que não foram afastados, tiveram de viver o dilema de aceitar o que lhes era imposto pelos Militares ou então serem expulsos, e a história registrou a decisão deles.

Seja o primeiro a avaliar “O hino, o sermão, e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945)”