Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada

O objetivo desta coleção de apresentar ao leitor brasileiro fundamentos teóricos e práticas que contribuam para um pensar e agir docentes que potencialize o crescimento cultural das crianças de 0 a 3 anos.

“O objetivo desta coleção de apresentar ao leitor brasileiro fundamentos teóricos e práticas que contribuam para um pensar e agir docentes que potencialize o crescimento cultural das crianças de 0 a 3 anos – sem separar corpo e mente, sem separar afeto e cognição, sem abreviar a infância e sem preparar para a vida alienando a criança da própria vida – é plenamente atingido por este singelo livro. Seus autores, sintetizando o saber produzido sobre as crianças pequenas italianas e sobre sua educação coletiva em creches, parecem repetir num outro contexto a relação dos índios brasileiros com suas crianças, na expressão de Orlando Villas Boas: ‘Na tribo, o velho é o dono da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo’. Aproveitemos a leitura e façamos chegar às nossas creches a educação emancipatória que as crianças merecem e não se cansam de esperar!”.

(trecho do prefácio de Suely Amaral Mello)

Autores

Seja o primeiro a avaliar “Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada”