Descrição
Sumário
Prefácio
Dermeval Saviani
Apresentação, As organizadoras
1 O alerta que Bellarmino daria: é perigoso estudar na escola o que é a natureza, o que é a sociedade e o que é a vida humana …………………………….. Newton Duarte
2 A educação especial: contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica ………………… Eliane Brunetto Pertile, Neide da Silveira Duarte de Matos, Adiles Valmorbida Cavinato de Oliveira e Clarice Filipin de Castro Antunes
3 Avaliação da aprendizagem e o ensino dos conteúdos escolares: contribuição da pedagogia histórico-crítica …………………………….. Georgyanna Andréa Silva Morais e Julia Malanchen
4 Ensino e aprendizagem de arte no processo de formação humana …………………………….. Érica Teixeira da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Michelly Ribeiro Cecchele
5 E não é que a gente cresce! Ações para um ensino desenvolvente sobre o conteúdo de ensino corpo humano na disciplina de ciências da natureza na educação infantil …………………………….. Rosane Faganello Zanon, Eliane Theinel Araujo Silva e Thalita Quatrocchio Liporini
6 O ensino da cultura corporal na educação infantil: uma necessidade para a humanização ……………………. David Romão Teixeira, Celi Nelza Zülke Taffarel e Joelma de Oliveira Albuquerque
7 As contribuições da pedagogia histórico-crítica para a geografia escolar crítica nos anos iniciais do ensino fundamental ………………………. Ângela Massumi Katuta, Elisiane Silva e Mateus Marchesan Pires
8 O uso de fontes históricas como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais …………………….. Amilton Benedito Peletti e Maristela Solda
9 A pedagogia histórico-crítica e a alfabetização: apontamentos didáticos …………………………….. Andiara Drielli de Oliveira, Angela Maria Junges, Claudia Pagnoncelli, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Tatiana Marchetti e Tania Pereira da Silva Sens
10 Matemática na educação infantil: abordagens e possibilidades para a formação de conceitos ………………. Ediméia Cristiane Zanoni e Tchierly Juliani Bier de Oliveira
11 Pensamento algébrico nos anos iniciais: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural ……………………….. Francielly Lamboia Giaretton, Leonete Dalla Vecchia Mazaro, Santa Otani e Susimeire Vivien Rosotti Andrade
Avaliações
Não há avaliações ainda.