O Trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: novas contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica

R$84,00

ou em até 3x de R$28,00 sem juros.

SINOPSE
No livro anterior, lançado em 2016, que também tive a honra de prefaciar, ao
concluir o prefácio afirmei que seu conteúdo constituiu uma primeira
aproximação ao complexo processo curricular de caracterização das disciplinas,
definição de seu conteúdo e orientação do trabalho pedagógico com cada
disciplina na implantação da pedagogia histórico-crítica nas redes públicas de
ensino com os conhecidos limites decorrentes da precariedade que caracteriza
a educação brasileira. Representou, portanto, um importante avanço. Por isso,
além de ser lido por todos os professores, deveria ser continuado, ampliado e
aperfeiçoado por novas iniciativas que nos aproximem cada vez mais de um
ensino público qualitativamente significativo que assegure a todas as crianças e
jovens de nosso país a apropriação dos conhecimentos produzidos pela
humanidade nas suas formas mais ricas. É esse, com efeito, o objetivo
perseguido por todos nós que nos alinhamos com os pressupostos, as
finalidades e a metodologia da proposta pedagógica histórico-crítica. —
Dermeval Saviani (Excerto do Prefácio)

30 em estoque

SKU: 978-85-7496-559-8 Categorias: ,

Descrição

Sumário

Prefácio

Dermeval Saviani

Apresentação,  As organizadoras

1   O alerta que Bellarmino daria: é perigoso estudar na escola o que é a natureza, o que é a sociedade e o que é a vida humana  ……………………………..  Newton Duarte

2  A educação especial:  contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica ………………… Eliane Brunetto Pertile, Neide da Silveira Duarte de Matos, Adiles Valmorbida Cavinato de Oliveira e Clarice Filipin de Castro Antunes

3  Avaliação da aprendizagem e o ensino dos conteúdos escolares: contribuição da pedagogia histórico-crítica ……………………………..  Georgyanna Andréa Silva Morais e Julia Malanchen

4  Ensino e aprendizagem de arte no processo de formação humana ……………………………..  Érica Teixeira da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e  Michelly Ribeiro Cecchele

5   E não é que a gente cresce! Ações para um ensino desenvolvente sobre o conteúdo de ensino corpo humano na disciplina de ciências da natureza na educação infantil …………………………….. Rosane Faganello Zanon, Eliane Theinel Araujo Silva e Thalita Quatrocchio Liporini

6  O ensino da cultura corporal na educação infantil: uma necessidade para a humanização …………………….  David Romão Teixeira, Celi Nelza Zülke Taffarel e Joelma de Oliveira Albuquerque

7   As contribuições da pedagogia histórico-crítica para a geografia escolar crítica nos anos iniciais do ensino fundamental ……………………….  Ângela Massumi Katuta, Elisiane Silva e Mateus Marchesan Pires

8  O uso de fontes históricas como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais  …………………….. Amilton Benedito Peletti e Maristela Solda

9  A pedagogia histórico-crítica e a alfabetização: apontamentos didáticos …………………………….. Andiara Drielli de Oliveira, Angela Maria Junges, Claudia Pagnoncelli, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Tatiana Marchetti e Tania Pereira da Silva Sens

10  Matemática na educação infantil: abordagens e possibilidades para a formação de conceitos ……………….   Ediméia Cristiane Zanoni e Tchierly Juliani Bier de Oliveira

11  Pensamento algébrico nos anos iniciais:  contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural ……………………….. Francielly Lamboia Giaretton, Leonete Dalla Vecchia Mazaro, Santa Otani e Susimeire Vivien Rosotti Andrade

Informação adicional

Peso 415 kg
Dimensões 23 × 13 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.