O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar

REF: 978-85-7496-311-2 Categoria:

Este livro indica de maneira clara e, ao mesmo tempo, aprofundada o que são as funções psicológicas superiores, como elas se formam e se desenvolvem. Mais do que isso, a autora formula e comprova a tese de que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores não prescinde de uma educação escolar que proporcione o ensino sistemático do conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, numa análise que evidencia a unidade entre os pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Essa tese tem uma importância pedagógica incontestável, mas tem também um significado político da maior relevância. O que está em tela é a relação entre a organização coletiva da classe trabalhadora com vistas à superação revolucionária da sociedade capitalista e a formação de um tipo de psiquismo sem o qual se torna quase impossível a compreensão da realidade social para além das aparências cotidianas.

Newton Duarte

Autora

Seja o primeiro a avaliar “O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar”