Escritos sobre a Instrução Pública

Neste livro estão reunidos dois textos clássicos de Condorcet ainda praticamente desconhecidos no Brasil. O primeiro é o Rapport et projet de décret sur lórganisation générale de línstruction publique, o mais importante documento político sobre instrução pública da Revolução Francesa. A presente versão reproduz o texto organizado por Ferdinand Buisson, que escoimou o documento de seus aspectos dispensáveis e de menor importância. Quanto a Réflexions et notes sur l´éducation, manuscrito praticamente desconhecido até o início da década de 1980, por um desses acontecimentos raros que brindam a investigação rigorosa, caiu nas mãos de uma pesquisadora italiana, Manuela Albertone, entusiasta dos estudos setecentistas. Em seguida, com a autorização da Bibliothèque de l´Institut de France, de Paris, que conserva o manuscrito, organizou sua publicação, viabilizada pelo Instituto Italiano per gli Studi Filosofici. É alvissareiro para a pesquisa e para o ensino na área de educação no Brasil que, ao reunir os dois textos referidos, a presente publicação complete o conjunto dos escritos essenciais ao entendimento das ideias sobre instrução pública deste que os pósteros passaram a considerar o último filósofo iluminista da França. Antecederam-lhe as traduções de Esquice dún tableau historique des progès de lesprit humain e de Cinq mémoires sur linstruction publique.

SKU: 978-85-7496-231-3 Categorias: ,