Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica

“Estamos diante de uma obra de fundamental importância para a educação escolar, tanto no que se refere à gestão quanto à formação de professores. Sua autora, elegendo como objeto de pesquisa as relações entre cultura, conhecimento e currículo, realiza uma análise rigorosa das políticas curriculares nacionais evidenciando seus vieses pós-modernos e multiculturalistas. Sobre essas bases, a escola, especialmente a pública, tem se afastado de sua função precípua: transmitir às novas gerações os conhecimentos historicamente sistematizados e referendados pela prática social humana. Ademais, não se limitando à crítica, o conteúdo deste livro avança em uma direção propositiva, apresentando a concepção de currículo presente na pedagogia histórico-crítica, teoria apontada como alternativa possível e necessária para o enfrentamento dos inúmeros desafios que assolam a educação escolar em nosso país.” Lígia Márcia Martins (Livre-docente em psicologia da educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara)

SKU: 978-85-7496-369-3 Categorias: , ,

“Provocada e inspirada pela intervenção prática na construção do currículo da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, no Oeste paranaense, Julia Malanchen dedicou-se a uma percuciente investigação para apropriar-se, de forma crítica e consistente, do objeto do currículo centrado na relação entre cultura e conhecimento. Este livro é, pois, resultado da íntima articulação entre a experiência prática e a elaboração teórica. Daí seu percurso rastreando as políticas curriculares nacionais, revisitando criticamente as teorizações sobre currículo e, pela mediação da concepção marxista de cultura, abrindo uma nova perspectiva para a teoria curricular, o que lhe permitiu trazer uma contribuição inestimável à construção coletiva da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma obra de grande utilidade, além de oportuna e atual, uma vez que se encontra em curso um movimento de reformulação das bases curriculares nacionais. Com o lançamento deste livro, os professores terão em mãos um instrumento valioso para reorientar o conteúdo de suas aulas e assim se posicionar criticamente diante das políticas e teorias curriculares em circulação.” (Dermeval Saviani – Professor emérito da Unicamp).

Dimensões 23 × 16 × 1.05 cm