A extensão universitária como principio de aprendizagem

A extensão universitária, dentre a diversidade de entendimentos, pode ser considerada uma diretriz institucional, um processo mediador de construção do conhecimento, e uma atividade que aponta para a finalidade do percurso da aprendizagem, qualificando o valor epistemológico, ético e político da instituição, que deve ser vivenciado, cotidianamente, pelos sujeitos acadêmicos e comunitários, pelos processos instituídos e instituintes, e pelos resultados individuais e coletivos. Esse princípio está vinculado, também, ao seu projeto social, que se torna a razão do acolhimento de milhares de jovens, formando-os intelectual e profissionalmente, com o objetivo de atuar de modo profissional competente e de maneira cidadã consciente. Para que tal procedimento seja significativo é oportuno que a relação da academia com a sociedade, por meio dos seus projetos pedagógicos, constituam-se num tempo e espaço favoráveis para o processo de aprendizagem.

Luiz Síveres

REF: 978-85-7963-089-7 Categoria:

Luiz Síveres

Organizador

Seja o primeiro a avaliar “A extensão universitária como principio de aprendizagem”