A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural

O ensino e a aprendizagem vêm sendo o objeto de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), desde o momento da sua criação, no início dos anos 2000. Sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o Grupo, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, ao considerar as questões educacionais como foco de pesquisas, assume as investigações relacionadas ao ensino, à aprendizagem e às formas de organização do contexto escolar, buscando compreender os processos de transformação dos sujeitos em atividade, sejam eles estudantes, professores ou gestores participantes de comunidades educativas. Com base nas ações de estudo dos teóricos dedicados à Educação na perspectiva Histórico-Cultural e à Teoria da Atividade, bem como na organização de sínteses dos trabalhos de pesquisa, surgiu a necessidade da continuidade do aprofundamento teórico e, consequentemente, de uma forma de mediação cultural com a sociedade.

REF: 978-85-7496-374-7 Categorias: ,

As primeiras formulações, as discussões realizadas e as reelaborações produzidas indicam um movimento de apropriação coletiva dos temas abordados e são aqui objetivadas como produto final desse processo de trabalho colaborativo. A lógica do trabalho permitiu a organização deste livro em sete capítulos, que percorrem um caminho do geral ao particular no eixo processo de humanização-educação escolar.

Organizador

quantidade

Seja o primeiro a avaliar “A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural”