Descrição
A Atividade Pedagógica na
Teoria Histórico-Cultural
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1: Sobre o Processo de Humanização
Algacir José Rigon, Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Vanessa Dias Moretti
Como o homem torna-se humano
A educação escolar e a teoria histórico-cultural
Método dialético: implicações para a pesquisa em educação
CAPÍTULO 2: O Desenvolvimento Psíquico e o Processo Educativo
Algacir José Rigon, Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Vanessa Dias Moretti, Wellington Lima Cedro
A apropriação da cultura na constituição do gênero humano
CAPÍTULO 3: As Particularidades do Pensamento Empírico e do Pensamento Teórico na Organização do Ensino
Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Wellington Lima Cedro
O pensamento empírico: a influência da lógica formal
As particularidades do pensamento teórico
A transformação do tipo de pensamento e a organização do ensino
CAPÍTULO 4: A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem
Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio Araujo, Flávia Dias de Souza, Maria Lucia Panossian, Vanessa Dias Moretti
Sobre o conceito e a aprendizagem
Sobre o ensino
A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem
CAPÍTULO 5: O Conteúdo e a Estrutura da Atividade de Ensino na Educação Infantil: o papel do jogo
Carolina Picchetti Nascimento, Elaine Sampaio Araujo, Marlene da Rocha Migueis
O jogo como atividade principal no período da infância
CAPÍTULO 6: A Formação do Pensamento Teórico em uma Atividade de Ensino de Matemática
Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Wellington Lima Cedro
CAPÍTULO 7: Afastar-se…
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES
Avaliações
Não há avaliações ainda.