Uma esquerda fora do lugar: o Governo Lula e os descaminhos do PT

Servidores públicos durante manifestação contra a reforma da previdência em frente à catedral de Brasília (11/06/2003). Quando, finalmente, Lula venceu as eleições em 2002, nem Lula e o PT e nem o país eram mais os mesmos. O Brasil estava desertificado e o PT havia-se desvertebrado.

REF: 85-7496-180-9 Categoria:

Capa: Fotografia Copyright 2006 – Agência JB
Fotógrafo: Adriano Machado (BG Press/AJB)
Assunto: Servidores públicos durante manifestação contra a reforma da previdência em frente à catedral de Brasília (11/06/2003). Quando, finalmente, Lula venceu as eleições em 2002, nem Lula e o PT e nem o país eram mais os mesmos. O Brasil estava desertificado e o PT havia-se desvertebrado. A Carta aos Brasileiros, assinada em plena campanha eleitoral, era uma clara demonstração de que o governo do PT seria fiador dos grandes interesses financeiros, sob imposição do FMI. Por isso ela se tornou conhecida pelos seus críticos como Carta aos Banqueiros… Se em 2002 a vitória eleitoral de Lula sinalizava o início da desmontagem da fase neoliberal, quase ao final do seu governo pode-se constatar que ele mais preservou do que demoveu o neoliberalismo. Tornou-se parte atuante da engrenagem neoliberal. Sua maior engenharia política foi implementar a “feliz confluência” entre os interesses do mundo financeiro (que nunca acumularam tanto) com a cúpula do chamado “sindicalismo de negócios”, que se apoderou dos fundos públicos. Tudo ao contrário do que sempre defendeu.

Seja o primeiro a avaliar “Uma esquerda fora do lugar: o Governo Lula e os descaminhos do PT”