Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice

R$79,00

ou em até 3x de R$26,33 sem juros.

Até o presente momento, a periodização do desenvolvimento psíquico disponível para educadores, ainda que de forma restrita, era aquela proposta por Piaget, desdobrada em quatro estágios que se estendem do nascimento à adolescência. Embora a psicologia histórico-cultural venha tendo uma razoável circulação, especialmente em articulação com a pedagogia histórico-crítica, não dispúnhamos ainda de um amplo acesso à sua periodização, lacuna que esta obra vem finalmente preencher. Assim passamos a contar com um trabalho apresentando uma periodização completa que, além de não se limitar à infância e à adolescência, pois abrange também a idade adulta, a velhice e a educação especial, permite superar os limites teóricos próprios das periodizações do desenvolvimento calcadas em enfoques naturalizantes e a-históricos. Trata-se, pois, de um livro imprescindível que, destacando a importância da escola no desenvolvimento do psiquismo, subsidia de modo relevante a realização do trabalho dos professores com seus alunos em sala de aula.

 

Dermeval Savini

 

Professor emérito da UNICAMP, pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do HISTEDBR, atua como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

 

196 em estoque

REF: 978-85-7496-370-9 Categoria:

Descrição

Até o presente momento, a periodização do desenvolvimento psíquico disponível para educadores, ainda que de forma restrita, era aquela proposta por Piaget, desdobrada em quatro estágios que se estendem do nascimento à adolescência. Embora a psicologia histórico-cultural venha tendo uma razoável circulação, especialmente em articulação com a pedagogia histórico-crítica, não dispúnhamos ainda de um amplo acesso à sua periodização, lacuna que esta obra vem finalmente preencher. Assim passamos a contar com um trabalho apresentando uma periodização completa que, além de não se limitar à infância e à adolescência, pois abrange também a idade adulta, a velhice e a educação especial, permite superar os limites teóricos próprios das periodizações do desenvolvimento calcadas em enfoques naturalizantes e a-históricos. Trata-se, pois, de um livro imprescindível que, destacando a importância da escola no desenvolvimento do psiquismo, subsidia de modo relevante a realização do trabalho dos professores com seus alunos em sala de aula.

 

Dermeval Saviani

 

Professor emérito da UNICAMP, pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do HISTEDBR, atua como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Informação adicional

Peso 0.65 kg
parcelas

sinopse

indice

Informações do Autor

Nº de Páginas

Nº da Edição

Dimensões

Organizadores

quantidade

Ficha Técnica

isbn

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.