Os empresários e a Educação Superior

A educação superior nas universidades brasileiras deixa seu lugar de excelência para ceder posto às novas exigências do mercado, que delimitam o ensino e restringem o conhecimento aos interesses do capital. Com o intuito de revelar essa situação, o autor apresenta aqui os resultados de sua pesquisa. Discute, primeiramente, o processo de mercantilização da educação superior, a partir dos conceitos de educação-mercadoria mercadoria-educação. Em seguida, analisa as proposições dos empresários industriais, organizados na Confederação Nacional da Indústria, e da nova burguesia de serviços, organizada no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação. Finalmente, procura compreender como o Poder Executivo articula, na reforma da educação superior, os interesses do capital em geral, mesmo que para tal confronte alguns interesses específicos.

SKU: 978-85-7496-192-7 Categoria:

A educação superior nas universidades brasileiras deixa seu lugar de excelência para ceder posto às novas exigências do mercado, que delimitam o ensino e restringem o conhecimento aos interesses do capital. Com o intuito de revelar essa situação, o autor apresenta aqui os resultados de sua pesquisa. Discute, primeiramente, o processo de mercantilização da educação superior, a partir dos conceitos de educação-mercadoria e mercadoria-educação. Em seguida, analisa as proposições dos empresários industriais, organizados na Confederação Nacional da Indústria, e da nova burguesia de serviços, organizada no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação. Finalmente, procura compreender como o Poder Executivo articula, na reforma da educação superior, os interesses do capital em geral, mesmo que para tal confronte alguns interesses específicos.

No de Páginas

No da Edição

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.