Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo

R$43,00

ou em até 2x de R$21,50 sem juros.

Entendida de forma unilateral e estática, a reprodução seria tão somente a eterna repetição do que já existe. Mas, na realidade, a reprodução dos fenômenos socioculturais é um processo dialético, no qual atuam dois polos, o da conservação e o da transformação. Ao mesmo tempo em que algo ou alguém preserva sua identidade, transforma-se num “outro”, distinto de si mesmo. A educação escolar é entendida neste livro como esse processo dialético de reprodução do humano nos indivíduos, por meio do ensino dos clássicos, nos quais a saga histórica da prática social encontra-se objetivada, à espera de ser apropriada por todas as pessoas. Assim entendidos, os conteúdos escolares transformam a visão de mundo dos alunos e ampliam suas possibilidades de posicionamento livre e consciente perante a realidade social.

172 em estoque

REF: 978-85-7496-376-1 Categorias: ,

Descrição

Antonio Gramsci escreveu que “está sempre presente no morto um grande vivo”. Frequentemente os conteúdos escolares são acusados de serem coisas mortas sem qualquer sentido para a vida concreta dos alunos.

Este livro, na linha da pedagogia histórico-crítica, defende que os clássicos das ciências, das artes e da filosofia são sínteses ricas de atividade humana condensada, em estado de repouso, que deve ser trazida novamente à vida pelo trabalho educativo. Dessa forma, o ensino escolar ressuscita os mortos que, trazidos à vida, apoderam-se da atividade de alunos e professores, incorporam-se à sua vida, ao seu pensamento e aos seus sentimentos, transformando-se, conforme denominou Marx, em “órgãos da individualidade”.

 

Informação adicional

Peso 0.299 kg
parcelas

sinopse

indice

Informações do Autor

Autor

Nº de Páginas

Nº da Edição

Dimensões

quantidade

isbn

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *