EDUCAÇÃO FÍSICA: como planejar as aulas na educação básica

R$64,00

ou em até 3x de R$21,33 sem juros.

Marta Scarpato
& Márcia Zendron de Campos

(organizadoras)

ISBN 978-85-7496-483-6

Versão Impressa

30 em estoque

Compre o E-book

Selecione uma plataforma
SKU: 978-85-7496-483-6 Categorias: , ,

Descrição

Sumário

Sobre os Autores

Apresentação

Prefácio

1 A Prática Reflexiva na Construção da Autonomia em Aulas de Educação Física: contribuindo às finalidades educacionais na Educação Básica

1.1 A LDBEN e a Educação Física: finalidades educacionais em foco

1.2 A Educação Física como Prática Corporal Pedagógica

1.3 Da Formação Inicial à Atuação Docente em Educação Física: promoção de autonomia pela Prática Reflexiva

1.4 A Prática Reflexiva em Aulas de Educação Física: promoção da autonomia do aluno

1.5 Considerações Finais

1.6 Referências

 

2 O Planejamento numa prática docente transformadora

2.1 Níveis do Planejamento

2.2 As Etapas do Planejamento de Ensino

2.3 Considerações finais

2.4 Referências

 

 

3 Conteúdos temáticos: como planejar as inter-relações entre conteúdos e temas nas aulas de Educação Física

3.1 Apresentação

3.2 Os temas e as inter-relações: como sistematizar os conteúdos temáticos

3.3 Conteúdos temáticos em situações de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física

3.4 Considerações

3.5 Referências

 

4 Fazer, Conhecer, Interpretar e Apreciar: A Dança no Contexto da Escola

4.1 Introdução

4.2 Sobre a Dança

4.3 O Ensino da Dança na Escola

4.4 Planejando as Aulas de Dança

4.5 Objetivos Gerais da Dança na Escola

4.6 Objetivos Específicos da Dança na Escola

4.7 Conteúdos de Dança

4.8 Resumo dos Quatro Grupos de Conteúdos de um Planejamento de Dança na Escola

4.9 Considerações Finais

4.10 Referências

 

5 Ginástica Para Todos: Uma Reflexão Sobre Suas Interfaces Pedagógicas na Educação Física Escolar

5.1 Significados e Significantes da Modalidade Ginástica Para Todos

5.3 Ginástica Para Todos: O Lúdico em Movimento

5.4 Importância da Ginástica Para Todos na Fase Escolar

 

5.5 Movimento em Ação: Brinquedos, Brincadeiras e Jogos na Ginástica Para Todos.

5.6 Palavras Finais

5.7 Referências

 

 

6 A Brincadeira e o Jogo no Contexto da Educação Física na Escola

6.1 Apresentação

6.2 Definições

6.3 Princípios Curriculares

6.4 Objetivos

6.5 Blocos Temáticos e Dimensões dos Conteúdos

6.6 Procedimentos de Ensino

6.7 Critérios para Avaliação

6.8 Aulas na Educação Infantil

6.9 Aulas no Ensino Fundamental

6.10 Aulas no Ensino Médio

6.11 Vivências e Pesquisa

6.12 Referências

Agradecimento

 

7 Esportes Coletivos Com Bola

7.1 Esportes coletivos com bola na Educação Física escolar

7.2 Definindo os objetivos

7.3 Desenvolvimento dos conteúdos

7.4 Sistemas defensivos

7.5 Sistemas ofensivos

7.6 Formas de avaliação da aprendizagem

7.7 Conteúdos a serem avaliados

7.8 Referências

 

8 O Esporte nas Aulas de Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Médio

8.1 Esporte e Educação Física

8.2 Classificação dos Esportes

8.3 Esporte na Escola e Sistematização de Ensino

8.4 A Inclusão do Sujeito nas Aulas de Esporte

8.5 Referências Bibliográficas

 

9 Lutas: Uma Proposta na Educação Física Escolar

9.1 As lutas e a mídia

9.2 As lutas como conteúdo da Educação Física escolar

9.3 Procedimentos de ensino

9.4 Atividades de lutas

9.5 Avaliação

9.6 Considerações finais

9.7 Referências

Informação adicional

Peso 0.300 kg
Dimensões 21 × 16 × 23 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.