A invenção da escola pública no Brasil Império

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Sinopse

Este livro procura, pela primeira vez, investigar, sistematizar, compreender e dar a compreender, recorrendo a fontes primárias de vária índole, as raízes, os protagonistas (adjuvantes e oponentes) e os projetos políticos e institucionais para o desenvolvimento do processo de escolarização por meio da criação de redes de escolas públicas no Brasil Império até a Proclamação da República, durante o século XIX. Com o bem sugestivo título A invenção da escola pública no Brasil Império, esta obra preenche uma lacuna importante na história da educação brasileira pelo modo abrangente e bem fundamentado como estuda o tema e oferece uma visão interpretativa atualizada da aventura de construção do ensino público em tempo de consolidação do Estado brasileiro.

[José Eduardo Franco – Universidade Aberta, Lisboa]

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Descrição

SUMÁRIO

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO

  1. DA TRANSFERÊNCIA DA CORTE À SEPARAÇÃO
1  CONTEXTO GLOCAL

2  AS PRIMEIRAS INICIATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO DO IMPÉRIO

3  A ASSEMBLEIA GERAL E CONSTITUINTE           

4  A ESCOLARIZAÇÃO APÓS A CONSTITUIÇÃO
  1. A GESTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA GERAL DO IMPÉRIO
1  A CÂMARA DOS DEPUTADOS

2  A CÂMARA DOS SENADORES

3  O MÉTODO DO ENSINO MÚTUO
  1. A ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA IMPERIAL: DA LEI DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS À 
    
    REFORMA CONSTITUCIONAL
1  CONTEXTO GLOCAL  

2  A ESCOLARIZAÇÃO A PARTIR DA LEI DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS        

3  A REFORMA CONSTITUCIONAL DE 1834           

    4. A ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA NA CORTE E NAS PROVÍNCIAS: DO ATO ADICIONAL 
À COROAÇÃO DE PEDRO II          

1  CONTEXTO GLOCAL  

2  ESCOLARIZAÇÃO NA CORTE  

3  ESCOLARIZAÇÃO NAS PROVÍNCIAS    

    5. A ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA: DA COROAÇÃO DE PEDRO II À GUERRA DO PARAGUAI 

1  CONTEXTO GLOCAL

2  ESCOLARIZAÇÃO NA CORTE

3  ESCOLARIZAÇÃO NAS PROVÍNCIAS    

4  O MÉTODO DO ENSINO SIMULTÂNEO             
      
      6 . A ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA: DA GUERRA DO PARAGUAI À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

1  CONTEXTO GLOCAL  

2  ESCOLARIZAÇÃO NA CORTE  

3  AS CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS     

4  O MÉTODO INTUITIVO            

5  O CONGRESSO DE INSTRUÇÃO PÚBLICA E A EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA             

6  ESCOLARIZAÇÃO NAS PROVÍNCIAS    

CONCLUSÃO    

REFERÊNCIAS   

FONTES HISTÓRICAS     

LEGISLAÇÃO     

BIBLIOGRAFIA 

SOBRE OS AUTORES

Informação adicional

Peso 455 kg
Dimensões 23 × 16 × 1.5 cm

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