A individualidade para si | edição comemorativa

REF: 978-85-7496-313-6 Categoria:

Ao ensejo dos vinte anos da publicação deste livro, a Editora Autores Associados lança esta edição comemorativa.  A bela apresentação visual e o cuidadoso trato formal fazem jus à beleza e à riqueza do conteúdo desta obra que prima pela profundidade da análise conceitual, pela clareza das ideias trabalhadas e pela consistência na abordagem de um tema tão complexo como é a questão da essência da realidade humana em sua expressão individual.

Ao explicitar a dialética entre objetivação e apropriação e ao distinguir entre a humanização e a alienação para esclarecer o significado do conceito de gênero humano como exigência da formação da individualidade livre e universal, este livro se constitui numa preciosa contribuição para a fundamentação filosófica da pedagogia histórico-crítica. Esta, de fato, ao definir a educação como “o ato de produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”, indica que a formação humana consiste na passagem do indivíduo da condição em si à condição para si; do indivíduo particular condicionado pelas suas circunstâncias a um indivíduo universal, livre e racional.

Dermeval Saviani

Seja o primeiro a avaliar “A individualidade para si | edição comemorativa”