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A implantação oficial da pedagogia histórico-crítica na rede pública do estado do Paraná (1983-1994)

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O Paraná é,com certeza, o estado em que a pedagogia histórico-crítica teve maiorpenetração, registrando, inclusive, diversas tentativas de introduzi-la em suasescolas públicas. Isso ocorreu desde a posse, em 1983, do primeiro governadoreleito por meio do voto direto em 1982, quando ainda o país se encontrava sob avigência da ditadura militar. Desde aquela época até os dias de hoje, além dainiciativa relativa à rede estadual, diversos municípios caminharam na mesmadireção, buscando adotar a orientação da pedagogia histórico-crítica em suasredes de ensino. Este livro é, pois, muito bem-vindo. Esclarecendo as condiçõesem que se deu a tentativa de implantação da pedagogia histórico-crítica noParaná entre 1983 e 1994, projeta uma luz sobre os processos de articulação daeducação com os interesses e necessidades da maioria da população que érepresentada pela classe trabalhadora. E essa é uma questão que se encontra,mais do que nunca, na ordem do dia na fase atual de resistência às políticasneoliberais e de encaminhamento de formas superadoras que coloquem a educaçãoem consonância com a transformação estrutural da sociedade brasileira, o que é,ainda que não se tenha consciência clara disso, a aspiração da grande maioriado povo de nosso país.

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Descrição

O Paraná é,com certeza, o estado em que a pedagogia histórico-crítica teve maiorpenetração, registrando, inclusive, diversas tentativas de introduzi-la em suasescolas públicas. Isso ocorreu desde a posse, em 1983, do primeiro governadoreleito por meio do voto direto em 1982, quando ainda o país se encontrava sob avigência da ditadura militar. Desde aquela época até os dias de hoje, além dainiciativa relativa à rede estadual, diversos municípios caminharam na mesmadireção, buscando adotar a orientação da pedagogia histórico-crítica em suasredes de ensino. Este livro é, pois, muito bem-vindo. Esclarecendo as condiçõesem que se deu a tentativa de implantação da pedagogia histórico-crítica noParaná entre 1983 e 1994, projeta uma luz sobre os processos de articulação daeducação com os interesses e necessidades da maioria da população que érepresentada pela classe trabalhadora. E essa é uma questão que se encontra,mais do que nunca, na ordem do dia na fase atual de resistência às políticasneoliberais e de encaminhamento de formas superadoras que coloquem a educaçãoem consonância com a transformação estrutural da sociedade brasileira, o que é,ainda que não se tenha consciência clara disso, a aspiração da grande maioriado povo de nosso país.

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