Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações 12ª ed.

R$59,00

ou em até 3x de R$19,67 sem juros.

QUARTA CAPA
“[…] este livro constitui uma primeira aproximação ao significado da pedagogia histórico-crítica. Isto porque está em curso o processo de elaboração desta corrente pedagógica, através da contribuição de diferentes estudiosos. De minha parte, venho dedicando-me a uma pesquisa de longo alcance que se desenvolve com ritmo variável e sem prazo para sua conclusão, por meio da qual se pretende rastrear o percurso da educação desde suas origens remotas, tendo como guia o conceito de ‘modo de produção’.
Trata-se de explicitar como as mudanças das formas de produção da existência humana foram gerando historicamente novas formas de educação, as quais, por sua vez, exerceram influxo sobre o processo de transformação do modo de produção correspondente. […] Pretende-se, assim, revelar as bases sobre as quais se assenta a pedagogia histórico-crítica para viabilizar a configuração consistente do sistema educacional em seu conjunto do ponto de vista dessa concepção educacional.”
Trecho extraído da Apresentação

200 em estoque

Descrição

SUMÁRIO
PREFÁCIO À 12ª EDIÇÃO ix
PREFÁCIO À EDIÇÃO EM LÍNGUA INGLESA xi
MICHAEL YOUNG
PREFÁCIO A LA EDICIÓN EN ESPAÑOL xiii
JONI OCAÑO
PREFÁCIO À 11ª EDIÇÃO xix
PREFÁCIO À 10ª EDIÇÃO xxi
PREFÁCIO À 8ª EDIÇÃO xxiii
PREFÁCIO À 7ª EDIÇÃO xxv
PREFÁCIO À 4ª EDIÇÃO xxix
APRESENTAÇÃO 1
INTRODUÇÃO
ESCOLA E SABER OBJETIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA 5
1. SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO 11
2. COMPETÊNCIA POLÍTICA E COMPROMISSO TÉCNICO
(O POMO DA DISCÓRDIA E O FRUTO PROIBIDO) 21
3. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO QUADRO
DAS TENDÊNCIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 57
4. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR 75
5. A MATERIALIDADE DA AÇÃO PEDAGÓGICA E OS
DESAFIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 89
6. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 111
REFERÊNCIAS 127
Sobre o Autor 131

Informação adicional

Peso 0.310 kg
Dimensões 23 × 16 × 1 cm
DERMEVAL SAVIANI

SOBRE O AUTOR
Dermeval Saviani
Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na Ufscar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE, da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do MEC e obteve três vezes o Prêmio Jabuti. Recebeu os títulos de Doutor “Honoris Causa” da Universidade Tiradentes e da UFPB, em 2017, e da UFSM, em 2019. Em 2020 foi homenageado pela Education Review/Anped, “Pequenos grandes livros que marcaram gerações”, pela obra Escola e democracia na 14ª Reunião Regional da Anped Sudeste. Autor de grande número de trabalhos publicados, é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Histedbr e professor colaborador permanente da Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.