Oferta!

Pedagogia das competências e ensino de filosofia: um estudo da proposta curricular do estado de São Paulo a partir da pedagogia histórico-crítica

R$49,00 R$10,00

Manoel Francisco do Amaral estudou a proposta curricular do estado de São Paulo, no campo do ensino da filosofia, e produziu uma interpretação singular e propositiva sobre o embate entre as matrizes de cunho neoliberal que, centradas na hegemonia do neoprodutivismo educacional, permeavam os marcos regulatórios no período de 1996-2006 e as possíveis contribuições inspiradas na pedagogia histórico-crítica. Sua obra resgata as origens e os fundamentos epistemológicos e políticos dessa pedagogia e de seus principais representantes, interlocutores e destacados intérpretes no cenário educacional recente.

A questão do ensino da filosofia como reflexão sobre a condição humana, subjetiva e social é marcante na escrita e no pensamento de Manoel Francisco do Amaral, demonstrando intenso conhecimento e pleno domínio das categorias do pensamento crítico-dialético e de suas matriciais estruturas analíticas e interpretativas. Estamos buscando superar o ideário neoliberal na educação e no campo da filosofia e de seu ensino, atualmente questionados pelo avanço de uma maneira de entender a escola, a filosofia e a prática social como um horizonte de exercícios do direito à aprendizagem e à plena participação social e política. Esse giro político em curso, empreendido por movimentos da sociedade, pelo empoderamento de novos sujeitos sociais e pelo reconhecimento de novos direitos civis, encontra eco e proeminência na obra do autor.

César Nunes

Num tempo de virtualidades tantas, escrever um livro continua a ser um gesto de desprendimento e de radical entrega ao mundo. Numa era de intenso egoísmo e de cruel devastação das relações humanas mais basilares, escrever um livro e torná-lo público, com base em nossos entornos vivenciais, é um convite ao diálogo, é uma aposta nas inolvidáveis teias das inter-relações humanas.

A pesquisa de Manoel Francisco do Amaral, aqui exposta como livro, reconhece a pedagogia histórico-crítica como uma radical e definida produção teórica e política posta para a educação e a sociedade brasileira.

Ao dialogar com esta obra, o leitor encontrará um educador atento, um pesquisador amadurecido, um escritor generoso e fluente e, sobretudo, um homem repleto de esperanças na educação que humaniza e na escola que emancipa.

César Nunes

Professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp

quantidade

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.