Descrição
Sumário
Apresentação . 1
Capítulo 1 – Educação escolar, currículo e sociedade:
o problema da Base Nacional Comum Curricular . 7
Dermeval Saviani
Capítulo 2 – “Um montão de amontoado de muita coisa escrita”.
Sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar . 31
Newton Duarte
Capítulo 3 – A dialética como fundamento didático da pedagogia histórico-crítica
em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. 47
Tiago Nicola Lavoura, Marise Nogueira Ramos
Capítulo 4 – O conceito de clássico e a pedagogia histórico-crítica. 63
Carolina Góis Ferreira
Capítulo 5 – Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz
da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. 81
Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates
Capítulo 6 – Cadê o conteúdo que estava aqui? Interlocuções entre
Base Nacional Comum Curricular e educação infantil. 107
Lucinéia Maria Lazaretti
Capítulo 7 – A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio
e o retorno da pedagogia das competências:
uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. 131
Debora Cristine Trindade Zank, Julia Malanchen
Capítulo 8 – Base Nacional Comum Curricular –
uma base sem base: o ataque à escola pública . 161
Silvia Alves dos Santos, Paulino José Orso
Capítulo 9 – Base Nacional Comum Curricular e educação escolar
de adolescentes: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica
e na psicologia histórico-cultural . 179
Ricardo Eleutério dos Anjos
Capítulo 10 – BNCC e política de educação especial na perspectiva
da educação inclusiva: análise à luz da teoria histórico-cultural e
da pedagogia histórico-crítica. 207
Neide da Silveira Duarte de Matos, Gesilaine Mucio Ferreira,
Sonia Mari Shima Barroco, Jani Alves da Silva Moreira
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