Oferta!

A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano

R$46,00 R$10,00

O presente livro aborda o tema da formação da personalidade por meio da discussão sobre o tema específico da formação da personalidade do professor.

373 em estoque

Descrição

O presente livro aborda o tema da formação da personalidade por meio da discussão sobre o tema específico da formação da personalidade do professor. É inegável que a personalidade do professor interfere positiva ou negativamente no trabalho docente. Mas, afinal de contas, o que é a personalidade e como ela se forma? Quais as maneiras pelas quais a personalidade do professor é abordada na literatura contemporânea sobre o trabalho docente e a formação de professores? A autora, professora Lígia Márcia Martins, enfrenta essas questões tomando por referência a psicologia de Vigotski e de outros pesquisadores ligados à escola vigotskiana, como Aléxis Nikoláevich Leontiev e Lucien Sève. (excertos do prefácio do Prof. Dr. Newton Duarte) O tema “professor” está na ordem do dia. Multiplicam-se os estudos sobre a prática do professor e sobre sua formação, circulando diversas “teorias” a respeito. Este livro, porém, destaca-se claramente dessa pletora de publicações, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque trata da questão relativa ao processo de personalização do professor, assunto pouco explorado na literatura recente; em segundo lugar, porque, diferentemente dos textos correntes que proclamam a importância da personalidade na atividade docente, mas não a analisam, esta obra se debruça sobre o tema trazendo contribuição significativa para a sua compreensão; em terceiro lugar, porque parte das diferentes abordagens, identifica nelas a valorização das características pessoais e vivências profissionais do professor e empreende, de maneira fundamentada, a sua crítica; finalmente, porque não se detém na crítica, mas apresenta uma nova perspectiva de análise baseada no enfoque vigotskiano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da personalidade do professor no exercício da prática educativa. Por esses motivos recomendo, vivamente, a leitura atenta da presente obra por todos os que se interessam direta ou indiretamente pela problemática educativa. E considero de todo pertinente sua adoção nos cursos voltados para a formação inicial de professores dos diferentes graus de ensino, como é o caso da pedagogia e das licenciaturas, assim como nos programas de formação continuada dos docentes que já se encontram no exercício do magistério. (Dermeval Saviani – Professor Emérito da Unicamp)

Informação adicional

Peso 0.0295 kg
parcelas

sinopse

indice

Informações do Autor

Nº de Páginas

Nº da Edição

Dimensões

Autora

Ficha Técnica

isbn

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *