Página:
  1. 1
  2. 2

-- Se você estiver interessado em publicar seu livro na Autores Associados, deve seguir algumas recomendações --

 

Primeiramente, você deve verificar se o tema de seu livro se encaixa na linha editorial da Autores Associados. É claro que a Editora não quer limitar sua área de atuação apenas aos temas atuais. Ela está aberta a novas propostas e deve ampliar seu campo de publicações.

No momento, porém, a Editora não avalia livros de ficção, poesia ou prosa para crianças, jovens e adultos.

 

ENVIE PARA A EDITORA O SEGUINTE MATERIAL

  • Cópia impressa e integral de seu texto, devidamente encadernada, com as páginas numeradas sequencialmente e com sumário. A fim de assegurar o anonimato do autor durante o processo de avaliação, pedimos que não conste seu nome no texto enviado;
  • Caso seu texto for dirigido à coleção Polêmicas do Nosso Tempo, ele deve ter até, no máximo, 180 mil caracteres (contando espaços);
  • Folha avulsa com título do texto e nome do(s) autor(s);
  • Resumo de até duas páginas;
  • Currículo abreviado de até uma página;
  • Dados do autor: endereço completo, telefone e e-mail;
  • A obra deve, obrigatoriamente, conter um texto inicial de “Introdução”, que explicite a originalidade e importância da obra. Caso for uma coletânea, a Introdução deve obrigatoriamente demonstrar a organicidade da obra;
  • Carta dirigida ao Conselho: apresentação de no máximo 2 páginas. Nessa carta, descreva as qualidades de seu texto e seu diferencial em relação às obras que já estão no mercado. Se seu texto for produto de tese de doutorado ou dissertação de mestrado, informar quem foram os membros da banca avaliadora, quando foi a defesa e em qual instituição de ensino. Os textos, frutos de tese ou dissertação, já ter sido reformulados para o formato de livro, ou seja, não podem estar com características de tese ou dissertação (hipótese, metodologia e explicação do processo da pesquisa devem ser condensados em um texto brevíssimo de introdução; o texto da obra deve focar na pesquisa em si, em sua originalidade, crítica e importância para a área; evitar notas de rodapé e citações excessivas; retirar figuras, tabelas, quadros e gráficos meramente ilustrativos).

Destacamos que a Editora NÃO avalia propostas, mas sim textos COMPLETOS. Dessa forma, envie-nos seu texto apenas quando ele estiver finalizado, definitivo, em forma de livro e com as devidas autorizações para publicação (ver abaixo item sobre Texto em forma de Livro e o item sobre Direito Autoral).

 

SOBRE A AVALIAÇÃO

Depois de ter enviado o texto, você deve esperar a resposta da Editora. Quem avalia seu texto é o Conselho Editorial.

O prazo mínimo para a avaliação é de 180 dias. As reuniões para avaliação ocorrem apenas duas vezes por ano. Após a reunião, é enviada resposta a todos que submeteram suas obras.

Se o texto for aprovado, a Editora irá comunicar o prazo para a edição do livro. Geralmente, os livros recém-aprovados são encaixados no cronograma do ano seguinte.

 

IMPORTANTE - TEXTO EM FORMA DE LIVRO

Como organizar seu texto e reescrevê-lo para ser um livro:

  • O livro deve ser escrito em linguagem acessível ao público, ou seja, aos professores e alunos de educação. A escrita eficiente é a escrita clara, que possa ser entendida por todos.
  • Não deve ter muitas citações. A parte teórica deve ser inédita e deve haver uma parte de aplicação prática para a realidade e o dia-a-dia do professor.
  • As notas de rodapé devem ser explicativas e reduzidas ao extremamente necessário. Referências bibliográficas devem estar somente ao final do livro, e não em notas de rodapé.
  • A leitura deve ser agradável e o texto deve estar dividido em subcapítulos de forma que a leitura não se torne cansativa.
  • Como não é tese, mas um livro, não deve ter “metodologia”, “objetivos”, “cronograma” e outras partes exigidas pela Academia. As partes devem se ater a: sumário, introdução, desenvolvimento (capítulos), conclusão, referências bibliográficas e biografia do autor.

 

IMPORTANTE - DIREITO AUTORAL

Sem autorização, a obra não é avaliada pela Editora Autores Associados.

A questão dos Direitos Autorais é muito complexa e somente a leitura da Lei n. 9.610/98 pode deixar alguns fatos claros. Dessa forma, a editora alerta os seus possíveis futuros autores alguns pontos que merecem atenção:

  • IMAGEM: Caso sua obra possua figuras, fotografias ou qualquer reprodução de imagem que não seja de sua propriedade, enviar junto com a obra a autorização específica para cada imagem (por escrito e com firma reconhecida) em que seja informado que a imagem a ser reproduzida em seu livro (especificamente) foi autorizada para esse fim. Caso seu livro contenha fotografias, a autorização tem de ser feita pelo fotógrafo e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. No caso de tela de pintura ou fotografia, também o fotógrafo tem de ter falecido há mais de 71 anos, caso contrário, será necessário pedir autorização do detentor dos direitos pela fotografia.
  • TEXTO: Citações de letras de música e poesia merecem destaque pois sua transcrição na íntegra consiste em ofensa aos direitos autorais. Mesmo sua transcrição em pequenas partes requer a autorização do detentor dos direitos autorais para o uso. Epígrafes seguem a mesma regra. Citação de texto de ficção necessita sempre de autorização.
  • INTERNET: O fato de um texto ou imagem estar publicado na internet (em qualquer página) não implica ser ele de livre uso. A cópia ou uso de trechos de texto ou imagem da internet sem citar fonte é grave ofensa aos direitos autorais e se caracteriza como PLÁGIO. O uso requer, também, a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, consulte um advogado especialista em direito autoral ou pesquise o assunto em páginas sérias na web, como é a ABDR ou o site do governo.

 

INFORMAÇÃO AO AUTOR

É interessante que o autor, antes de enviar sua obra para avaliação desta ou de outra casa editorial, informe-se na Fundação Biblioteca Nacional sobre o "Registro de Obras Intelectuais Inéditas". Esse registro tem por finalidade assegurar ao autor a proteção à sua obra.

O autor pode, até mesmo, enviar a obra para avaliação com a cópia do registro enviado pela Biblioteca Nacional.

Para mais informações, por favor, acessar o site da Fundação Biblioteca Nacional: <http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25>

 

ATENÇÃO

Se não receber e-mail confirmando recebimento de seu texto para avaliação, entre em contato conosco.

Caso sua obra seja aceita por outra Editora, avise imediatamente a Autores Associados.

Em caso de recusa, a obra ficará arquivada na Autores Associados durante 30 (trinta) dias para a retirada pelo autor. A Editora lamenta, mas, em virtude do grande número de originais recebido, não há condições de a editora os devolver ou arquivá-los por mais tempo.

Todas as respostas das decisões do Conselho Editorial são informadas aos devidos autores por e-mail. Portanto, sempre verificar sua caixa de entrada e e-mails de spam.

 

ENDEREÇO PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAL

Editora Autores Associados

Texto para Avaliação

Av. Albino J.B. de Oliveira, 901 | Barão Geraldo

Campinas-SP | CEP 13084-008

 

DÚVIDAS:

Escreva para editora@autoresassociados.com.br ou ligue (19) 3789-9000. 

Página:
  1. 1
  2. 2
 
 

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital