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Cadernos de Pesquisa (nº 144)

Cadernos de Pesquisa (nº 144)

Organização: Fundação Carlos Chagas


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Volume: 41

Número: 144

Mês / Ano: Set/Dez 2011

Issn: 0100-1574



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Editorial
Tema em Destaque
Apresentação - Políticas de Ensino Médio
Nora Krawczyk
Educación secundaria Argentina: dinámicas de selección y diferenciación.
Guillermina Tiramonti
Del desapego al desenganche y de este al fracaso escolar.
Mariano Fernández Enguita
Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje.
Nora Krawczyk
La educación secundaria en la España democrática: antecedentes, problemas y perspectivas.
Manuel De Puelles Benítez
Outros Temas
Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais.
Rosemary Dore,  Ana Zuleima Lüscher
Por um novo plano nacional de educação.
Carlos Roberto Jamil Cury
O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES e a formação docente.
Leda Scheibe
Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil.
Claudia Leme Ferreira Davis, Marina Muniz Rossa Nunes, Patrícia C. Albieri de Almeida, Ana Paula Ferreira da Silva, Juliana Cedro de Souza
Cecília Meireles e o temário da escola nova.
Marcus Vinicius Cunha, Aline Vieira Souza
Estado e educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação.
Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
Carreiras de engenheiras em pesquisa científica e tecnológica: conquistas e desafios.
Maria Rosa Lombardi
Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão.
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Tiago Emanuel Klüber
Famílias e alunos de origem africana no Maranhão do século XIX.
Mariléia Santos Cruz
Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental.
Vera Maria Candau, Miriam Soares Leite
Resenhas
Brasil: ideia de diversidade e representações sociais
Maria de Fátima Barbosa Abdalla 


A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país. Com a expansão das atividades desse Departamento ao longo dos anos, em maio de 2009 foi instituída a Superintendência de Educação e Pesquisa incorporando a pesquisa e os demais setores relacionados à educação.


Editora Autores Associados 

Co-edição: Fundação Carlos Chagas

ISSN: 0100-1574

Volume: 41

Mês/Ano: Set/Dez (2011)

Número: 144

Peso: 0,650g

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