17 de 24 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice

Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice

Organizadores: Lígia Márcia Martins; Angelo Antonio Abrantes; Marilda Gonçalves Dias Facci (Org.)


R$79,00







Nº da Edição: 1ª edição (2016)

Nº de Páginas: 384

Isbn: 978-85-7496-370-9

Dimensões: 16 x 23cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$79,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$79,00
2x de R$39,50
3x de R$26,33


 

Explicitando, nos três primeiros capítulos, os fundamentos teórico-metodológicos da concepção histórico-cultural do desenvolvimento do psiquismo humano, este livro apresenta a periodização do desenvolvimento psicológico orientada pelo conceito de atividade-guia, isto é, aquela atividade que em cada período articula e comanda o conjunto das ações realizadas pelos indivíduos no transcurso de sua formação como seres humanos. Apresentados, ao longo de dez capítulos, os períodos do desenvolvimento desde a vida intrauterina até a velhice, esta obra complementa-se com uma abordagem da especificidade da periodização da educação especial e encerra-se com a indicação das contribuições da periodização histórico-cultural para o trabalho educativo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.


Sumário

Prefácio .................................................................................................. vii

Marta Shuare

Apresentação ...................................................................................... 1

Parte 1: Fundamentos teórico-metodológicos....................................... 11

Capítulo 1 Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e

desenvolvimento humano..................................................................... 13

Lígia Márcia Martins

Capítulo 2 A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade

dominante e a formação das funções psíquicas superiores. .....................35

Silvana Calvo Tuleski & Nadia Mara Eidt

Capítulo 3 A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento

psíquico como expressão do método materialista dialético. .......................63

Juliana Campregher Pasqualini

Parte 2: Primeira infância ....................................................................... 91

Capítulo 4 O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal

e atividade de comunicação emocional direta com o adulto ................... 93

Simone Cheroglu & Giselle Modé Magalhães

Capítulo 5 Primeira infância: educação e cuidados para o

desenvolvimento humano.......................................................................... 109

Marta Chaves & Adriana de Fátima Franco

Parte 3: Infância........................................................................................... 127

Capítulo 6 Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil:

a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado............................ 129

Lucinéia Maria Lazaretti

Capítulo 7 A transição da educação infantil para o ensino fundamental:

dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo.......................................... 149

Josy Cristine Martins & Marilda Gonçalves Dias Facci

Capítulo 8 Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação

dos sistemas conceituais............................................................................... 171

Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Parte 4: Adolescência ................................................................................... 193

Capítulo 9 A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal,

atividade de estudo e formação de conceitos.............................................. . 195

Ricardo Eleutério dos Anjos & Newton Duarte

Capítulo 10 Adolescência: trabalho, educação e a formação omnilateral ..... 221

Záira F. de Rezende Gonzales Leal & Gisele Cristina Mascagna

Parte 5: Idade adulta e velhice....................................................................... 239

Capítulo 11 Idade adulta e o desenvolvimento psíquico na sociedade de classes:

juventude e trabalho ..................................................................................... 241

Angelo Antonio Abrantes & Larissa Bulhões

Capítulo 12 Idade adulta, trabalho e desenvolvimento psíquico:

a maturidade em tempos de reestruturação produtiva................................... 267

Saulo Rodrigues de Carvalho & Lígia Márcia Martins

Capítulo 13 A velhice sob o enfoque da psicologia histórico-cultural............ 293

Clayton Washington dos Reis & Marilda Gonçalves Dias Facci

Parte 6: Épocas do desenvolvimento e a educação escolar ........................... 319

Capítulo 14 A periodização histórico-cultural do desenvolvimento na educação

especial: o problema da idade....................................................................... 321

Sonia Mari Shima Barroco & Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Capítulo 15 Contribuições da periodização histórico-cultural do

desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico ..................... 343

Ana Carolina Galvão Marsiglia & Maria Cláudia da Silva Saccomani


Lígia Márcia Martins

Livre-docente em psicologia da educação, professora da Unesp no curso de formação de psicólogos da Faculdade de Ciências, campus Bauru, e do curso de pós-graduação em educação escolar da Faculdade de Ciências e Letras, campus Araraquara. Membro dos grupos de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” e Histedbr. 

Angelo Antonio Abrantes

Graduado em psicologia pela Unesp, é mestre em psicologia da educação pela PUC-SP e doutor em educação pela Unicamp. Professor do curso de graduação em psicologia da Unesp, campus Bauru. Vice-líder do Neppem.

Marilda Gonçalves Dias Facci

Mestre em educação pela Unesp, campus Marília, doutora em educação escolar pela Unesp, campus Araraquara, pós-doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM (Maringá/PR).

 


Editora Autores Associados

Organizadoras: Lígia Márcia Martins; Angelo Antonio Abrantes; Marilda Gonçalves Dias Facci

ISBN: 978-85-7496-370-9 

Edição: 1ª edição (2016)

Número de Páginas: 384

Formato: 16x23cm

Peso: 0,665

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$79,00
2 x R$39,50
3 x R$26,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital