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Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo

Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo

Autor: Newton Duarte


R$43,00







Nº da Edição: 1ª edição (2016)

Nº de Páginas: 160

Isbn: 978-85-7496-376-1

Dimensões: 16 x 23cm



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Entendida de forma unilateral e estática, a reprodução seria tão somente a eterna repetição do que já existe. Mas, na realidade, a reprodução dos fenômenos socioculturais é um processo dialético, no qual atuam dois polos, o da conservação e o da transformação. Ao mesmo tempo em que algo ou alguém preserva sua identidade, transforma-se num “outro”, distinto de si mesmo. A educação escolar é entendida neste livro como esse processo dialético de reprodução do humano nos indivíduos, por meio do ensino dos clássicos, nos quais a saga histórica da prática social encontra-se objetivada, à espera de ser apropriada por todas as pessoas. Assim entendidos, os conteúdos escolares transformam a visão de mundo dos alunos e ampliam suas possibilidades de posicionamento livre e consciente perante a realidade social.

 


Sumário

 

Apresentação                                                                            1

Primeira Parte
A dialética como fundamento da teoria
histórico-crítica do currículo                                                     7

capítulo 1
O trabalho educativo como reprodução dialética da humanidade
                                                     8

A pedagogia histórico-crítica e o conceito dialético de reprodução                                                   8

Escola, reprodução e transformação                             14

capítulo 2
A dialética entre escola e revolução
                                 20

A educação a serviço da revolução                               20

A revolução a serviço da educação                               28

capítulo 3
Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a dialética do desenvolvimento psíquico                         36

A psicologia vigotskiana e a teoria pedagógica            37

O critério de desenvolvimento                                      38

A “astúcia da razão” e o desenvolvimento humano      43

Segunda Parte
A relação dialética entre a vida humana e os
conteúdos escolares                                                                47

capítulo 4
O ensino escolar como ressurreição dos mortos
             48

O trabalho vivo e o trabalho morto                               48

Os vivos ressuscitam os mortos e estes
se apoderam daqueles                                                   55

A educação como o despertar dos mortos                    60

capítulo 5
Os conteúdos escolares e a transformação
da água em vinho
                                                               66

A questão das formas mais desenvolvidas
do conhecimento                                                            66

A função social da arte segundo Vigotski                      68

Vida cotidiana, ciência e arte em Lukács                      71

Os caminhos para o concreto: ciência e arte                76

Arte e ciência contra o fetichismo                                 81

 

capítulo 6
Os conhecimentos escolares e a concepção de mundo
  94

O ensino dos conteúdos escolares e a
concepção de mundo                                                     94

Aspectos da concepção de mundo                                 99

Os clássicos e o materialismo histórico-dialético       106

O conhecimento e a tomada de posição perante a realidade desumanizadora                                       110

capítulo 7
A liberdade na pedagogia histórico-crítica
e o currículo escolar
                                                         120

O tema da liberdade na tradição marxista                 121

Relações entre conhecimento escolar e liberdade na perspectiva da pedagogia histórico-crítica                 130

Contradições nas relações entre conhecimento e liberdade na sociedade e na educação contemporâneas                      138

 Referências                                                                            143

 Sobre o autor                                                                         151


Newton Duarte é graduado em pedagogia pela Ufscar, com mestrado em educação pela mesma universidade e doutorado em educação pela Unicamp. É professor da Unesp/ Araraquara e líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”. Suas pesquisas mais recentes são: “Arte e formação humana em Lukács e Vigotski” e “A liberdade como uma das categorias nucleares da pedagogia histórico-crítica”.


Editora  Autores Associados

Autor: Newton Duarte

ISBN: 978-85-7496-376-1

Edição: 13ª edição (2016) 

Número de Páginas: 160

Formato: 16x23cm

Peso: 0,988

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