16 de 24 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica

O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica

Organizadoras: Cláudia Pagnoncelli; Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos (Org.)


R$49,00







Nº da Edição: 1ª edição (2016)

Nº de Páginas: 336

Isbn: 978-85-62019-17-3

Dimensões: 16 x 23cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$49,00
2x de R$24,50
3x de R$16,33


 

Poderíamos, pois, afirmar que o conteúdo deste livro corresponde a uma primeira aproximação ao complexo processo curricular de caracterização das disciplinas, definição de seu conteúdo e orientação do trabalho pedagógico com cada disciplina na implantação da pedagogia histórico-crítica nas redes públicas de ensino com os conhecidos limites decorrentes da precariedade que caracteriza a educação brasileira. Representa, entretanto, um importante avanço. Por isso, além de ser lido por todos os professores, deve ser continuado, ampliado e aperfeiçoado por novas iniciativas que nos aproximem cada vez mais de um ensino público qualitativamente significativo que assegure a todas as crianças e jovens de nosso país a apropriação dos conhecimentos produzidos pela humanidade nas suas formas mais ricas”. (Excerto do Prefácio)

Dermeval Saviani

Professor emérito da UNICAMP, pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do HISTEDBR, atua como professor titular colaborador pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP

 

 


Sumário

Prefácio

Dermeval Saviani

 Apresentação

As organizadoras

 1. As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Julia Malanchen

 2. Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica

Lígia Márcia Martins

 3. Como pensar e organizar o trabalho pedagógico na educação infantil? Contribuição da teoria histórico-cultural

Alessandra Arce Hai

 4. O trabalho pedagógico na disciplina de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Pedagogia Histórico-crítica

Rozangela Maria Casagrande; Amilton Benedito Peletti; Eraldo Leme Batista

 

5. O ensino de arte na educação básica e a Pedagogia Histórico-Crítica

Sandra Macanhão Biavatti; Jaqueline Miliavaca Wielewski

 6. Subsídios teórico-metodológicos para o ensino de Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental fundamentados na pedagogia histórico-crítica

Ângela Massumi Katuta; Edenir Theresinha Souto Conselvan; Irani Aparecica de Oliveira Cordeiro; Julsemino Siebeneichler; Vera Lucia Bier

 7. O ensino de ciências e suas contribuições para o desenvolvimento humano e formação dos conceitos: abordagem histórico-cultural para uma prática na pedagogia histórico-crítica

Celso Aparecido Polinarski; Angelita Machado Brizola;  Carmen Regina Nicole

 8. Contribuições do ensino de educação física para a educação infantil com fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural

Carolina Picchetti Nascimento; Matilde Costa Fernandes de Souza; Indialara Taciana Rossa; Ana Cristina Gottardo Buss; Eliane Theinel Araújo Silva

 9. O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica

Francielly Lamboia Giareton; Leonete Dalla Vechia Mazaro; Santa Otani

 10. O trabalho pedagógico na disciplina escolar de língua portuguesa na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Silmara Siqueira Batistel; Margarete Chimiloski Dolla; Angela Maria Junges; Nereide Adriana Miguel de Santana


Cláudia Pagnoncelli

Mestre em educação pela Unioeste (2015). Tem experiência na área de educação, como professora da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e do ensino médio, assim como coordenadora pedagógica do ensino fundamental, coordenadora pedagógica municipal, responsável pela formação continuada de alfabetização e língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Cascavel. Também tem experiência como diretora do Departamento Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, língua portuguesa, ensino, currículo e gestão.

Julia Malanchen

Doutora em educação escolar pela Unesp (campus de Araraquara-SP). Integrante do grupo de pesquisa Histedopr. Atualmente é docente no curso de pedagogia na Unioeste (Foz do Iguaçu). Atuou na coordenação do processo de elaboração do currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (2006-2008). Tem experiência principalmente nas áreas de prática de ensino, teorias pedagógicas, formação de professores, políticas educacionais, pedagogia histórico-crítica, cultura e currículo para a educação básica. É autora dos livros: Políticas de formação de professores a distância no Brasil (2015) e Cultura, conhecimento e currículo (2016).

Neide da Silveira Duarte de Matos

Mestre em educação pela Unioeste. Integrante do grupo de pesquisa Histedopr. Atualmente atua como professora do curso de pedagogia na Unioeste (campus Cascavel). Atuou como coordenadora responsável pela educação especial na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel. Durante os anos de 2008, 2009 e 2010, atuou no processo de formação de professores da educação especial e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.


Editora Autores Associados

Organizadores:

Cláudia Pagnoncelli; Julia Malanchen; Neide da Silveira Duarte de Matos (Org.)

ISBN:  978-85-62019-17-3

Edição:  1ª edição (2016)

Números de Páginas: 336

Formato: 16x23cm

preço: R$ 49,00

Peso 0,305g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$49,00
2 x R$24,50
3 x R$16,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital