13 de 18 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

Fundamentos da didática histórico-crítica

Fundamentos da didática histórico-crítica

Autores: Pedagogia Histórico-Crítica; Educação; História; Prática pedagógica; Formação de professores; Sociologia educacional


R$49,00







Nº da Edição: 1ª edição (2019)

Nº de Páginas: 192

Isbn: 978-85-7496-430-0

Dimensões: 16 x 23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$49,00
2x de R$24,50
3x de R$16,33


 

Quarta Capa

Na atual conjuntura de avanços político e ideológico dos setores os mais conservadores e reacionários de nosso país, em que se disseminam e se propagandeiam ideias obscurantistas de ataque ao pensamento científico, ao realismo crítico artístico e à reflexão filosófica, bem como se manifestam posturas que visam censurar a socialização do conhecimento sistematizado em suas formas mais desenvolvidas e desvalorizar o trabalho educativo, este livro pretende ser um instrumento de apoio à organização didática do trabalho pedagógico realizado no interior das escolas públicas brasileiras. Assim, apresentamos uma obra que tem como objeto de análise a prática pedagógica histórico-crítica, debatendo fundamentos que, longe de serem entendidos equivocadamente como um receituário “do que fazer” na prática, possibilitem a reorganização da didática sob a coerente base teórica da pedagogia histórico-crítica, sobretudo quanto à sua caracterização de mediação no seio da prática social global e de sua propositura metodológica edificada no materialismo histórico-dialético.


Sumário

PREFÁCIO                                                                                                                                xii        

 

Introdução                                                                                                                              1

 

Capítulo 1

Elementos históricos acerca da didática: do Ratio Studiorum à didática pós-moderna     9

1. O ideário “ensinar tudo a todos” e suas transformações                                                      9

2. A periodização da história da educação e a didática                                                          13

 

Capítulo 2

Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de história                                                          31

1. Origem da pedagogia histórico-crítica e seus primeiros escritos                                         31

2. A retomada da pedagogia histórico-crítica no século XXI e sua continuidade.                   34

 

Capítulo 3

O materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico da pedagogia histórico-crítica  43

1. O trabalho como categoria fundante do ser social: determinações das relações
indivíduo-gênero humano e escola-sociedade                                                                         43

2. A teoria do conhecimento em Marx: categorias do método dialético                                  63

 

Capítulo 4

Teoria pedagógica histórico-crítica                                                                                79

1. Natureza, especificidade e objeto da educação escolar como determinações do método pedagógico            80

2. A tríade conteúdo-forma-destinatário no trato com o saber sistematizado                        86

3. A lógica dialética e o método pedagógico histórico-crítico                                               112

 

Capítulo 5

Fundamentos para uma didática histórico-crítica                                                      117

1. Análise crítica do atual estágio de desenvolvimento das tentativas de transposição
didática da pedagogia histórico-crítica no contexto educacional brasileiro.                        118

2. Elementos de sistematização dos fundamentos didáticos da pedagogia histórico-crítica 138

 

Considerações Finais                                                                                                        159

 

Referências                                                                                                                        165

 

Sobre os autores        181

 


Sobre os autores

Ana Carolina Galvão realizou estudos de pós-doutorado na Unicamp, é graduada em pedagogia e doutora em educação escolar (Unesp, Araraquara). Docente do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. 

Tiago Nicola Lavoura realizou pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Unesp, Araraquara). Possui graduação em educação física, mestrado em ciências da motricidade e doutorado em educação. É docente da Uesc (Ilhéus/Bahia).

Lígia Márcia Martins é livre-docente em psicologia da educação (Unesp, Bauru) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp (Araraquara). Possui graduação em licenciatura em psicologia e em formação de psicólogo, mestrado em psicologia clínica e doutorado em educação brasileira.


Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$49,00
2 x R$24,50
3 x R$16,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital