19 de 24 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

A lei da educação (LDB): trajetória, limites e perspectivas

A lei da educação (LDB): trajetória, limites e perspectivas

Autor: Dermeval Saviani


R$79,00







Nº da Edição: 13. ed., revista, atualizada e ampliada com um novo capítulo

Nº de Páginas: 368

Isbn: 978-85-7496-372-3

Dimensões: 16 x 23cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$79,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$79,00
2x de R$39,50
3x de R$26,33


 

Este livro trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 20 de dezembro de 1996, que se encontra em vigor desde sua publicação em 23 de dezembro do referido ano. Por ser a principal lei da educação no país, ela é também chamada de lei magna da educação nacional. Todos os professores, de todas as modalidades e níveis de ensino, necessitam, pois, conhecê-la. Para facilitar essa tarefa, o presente livro torna acessível o teor completo da referida lei apresentando, além disso, uma análise de sua trajetória, de seu significado social, político e pedagógico, assim como de seus limites e perspectivas. A Introdução coloca o problema histórico do advento da educação como questão nacional. O primeiro capítulo trata dos antecedentes históricos da atual LDB. No capítulo segundo é reconstituída a trajetória da lei, desde a gestação do projeto original, em 1987, até a aprovação final, em 20 de dezembro de 1996. O capítulo terceiro tem como objeto a análise do próprio texto da lei. Nesta 13ª edição, aproveitando o ensejo do vigésimo ano de vigência que se completa em 2016, o livro é ampliado com um quarto capítulo que versa sobre as 39 leis que introduziram alterações na LDB apresentando, num quinto anexo, o texto integral atualizado com todas as modificações que lhe foram introduzidas. E a Conclusão alerta para a importância do processo de implantação dessa legislação, tendo em vista a superação dos limites da atual LDB e a abertura de novas perspectivas.

 


sumário

Lista das siglas mencionadas no livro  

Prefácio à 13ª edição

Prefácio à 12ª edição

Prefácio à 11ª edição

Prefácio à 10ª edição

Prefácio à 9ª edição

Prefácio à 8ª edição

Prefácio à 7ª edição

Prefácio à 6ª edição

Prefácio à 2ª edição

 

Prefácio

 

Introdução:a educação como questão nacional

 Capítulo um

Antecedentes históricos da LDB atual

l. O tema das “diretrizes e bases” nas Constituições Federais

2. A nossa primeira LDB: Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961

3. As reformas da LDB (Leis n. 5.540/1968 e n. 5.692/1971)

 Capítulo dois

A trajetória da LD B atual

1. A gestação do projeto original

Anexo um – Texto do primeiro projeto de LDB, apresentado à Câmara dos Deputados em dezembro de 1988

pelo deputado Octávio Elísio

2. Do projeto original ao Substitutivo Jorge Hage (dez./1988-jun./1990)

2.1. Aspectos positivos do “Substitutivo Jorge Hage”ao projeto de LDB

2.2. Aspectos a serem revistos

Anexo dois – Texto do Substitutivo Jorge Hage

3. Correndo por fora: um projeto azarão no Senado (maio/1992-fev./1993)

Anexo três – Texto do projeto do senador Darcy Ribeiro

4. Do Substitutivo Jorge Hage ao projeto aprovado na Câmara (jun./1990-maio/1993)

5. O projeto da Câmara vai ao Senado (maio/1993-fev./1995)

6. A volta do azarão: o Substitutivo Darcy Ribeiro (fev./1995-dez./1996)

Anexo quatro – Texto da LDB sancionada em 20 de dezembro de 1996

 Capítulo três

A LDB aprovada: limites e perspectivas

1. Concepções de LDB: os projetos da Câmara e do Senado

1.1. Concepção liberal de LDB: suas contradições

1.2. Em direção a uma concepção socialista de LDB

1.3. A concepção do projeto da Câmara dos Deputados

1.4. A concepção do projeto do Senado

1.5. A concepção do texto final da LDB

2. As diretrizes da educação na LDB atual

2.1. Conceito de educação

2.2. Princípios e fins da educação

2.3. Direito, dever e liberdade de educar

2.4. Sistema Nacional de Educação

3. As bases da educação na LDB atual

3.1. Educação básica

3.2. Educação profissional

3.3. Educação superior

3.4. Educação especial

3.5. Os profissionais da educação

3.6. Recursos financeiros

3.7. Disposições gerais

3.8. Disposições transitórias

4. A LDB e a situação das escolas

 Capítulo quatro

A LDB modificada em vinte anos de vigência

Anexo cinco – Texto integral da LDB atualizada com a incorporação das mudanças introduzidas pelas trinta e nove leis aprovadas entre 1997 e 2015

 Conclusão

O contexto de implantação da atual LD B e a estratégia da resistência ativa

1. Mais uma oportunidade perdida

2. O contexto de implantação da LDB

3. A estratégia da resistência ativa

 Referências

 Atividades do autor no processo de elaboração da LDB


Dermeval Saviani 

É graduado em filosofia (1966), doutor em filosofia da educação (1971) pela PUC-SP e livre-docente em história da educação (1986) pela Unicamp, tendo

realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Completando em 2016 cinquenta anos de magistério, leciona desde o segundo semestre de 1966 no ensino superior, tendo orientado mais de uma centena de trabalhos acadêmicos entre projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de estágios de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na Ufscar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp o prêmio Zeferino Vaz de produção científica e foi também contemplado com o prêmio Jabuti em três ocasiões: em 2008, pela publicação do livro História das ideias pedagógicas no Brasil, classificado em 1º lugar na área de educação, psicologia e psicanálise; em 2014, pela publicação do livro Aberturas para a história da educação, classificado em 2º lugar na área de educação; e em 2015, pela publicação do livro O lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação, classificado entre os dez melhores livros da área de educação. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, Coordenador Geral do Histedbr e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp. 


Editora  Autores Associados

Autor: Dermeval Saviani

ISBN: 978-85-7496-373-0

Edição: 13ª edição (2016) revista, atualizada e ampliada com um novo capítulo 

Número de Páginas: 368

Formato: 16x23cm

Peso: 0,638

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$79,00
2 x R$39,50
3 x R$26,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital