18 de 21 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural

A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural

Organizador: Manoel Oriosvaldo de Moura (Org.)


R$49,00







Nº da Edição: 2ª edição (2016)

Nº de Páginas: 208

Isbn: 978-85-7496-374-7

Dimensões: 14 x 21cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até x sem juros


 

O ensino e a aprendizagem vêm sendo o objeto de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), desde o momento da sua criação, no início dos anos 2000. Sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o Grupo, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, ao considerar as questões educacionais como foco de pesquisas, assume as investigações relacionadas ao ensino, à aprendizagem e às formas de organização do contexto escolar, buscando compreender os processos de transformação dos sujeitos em atividade, sejam eles estudantes, professores ou gestores participantes de comunidades educativas. Com base nas ações de estudo dos teóricos dedicados à Educação na perspectiva Histórico-Cultural e à Teoria da Atividade, bem como na organização de sínteses dos trabalhos de pesquisa, surgiu a necessidade da continuidade do aprofundamento teórico e, consequentemente, de uma forma de mediação cultural com a sociedade. 


Sumário

 

Apresentação.....................................................................7

CAPÍTULO 1

Sobre o Processo de Humanização.....................................15

Algacir José Rigon, Flávia da Silva Ferreira Asbahr,

Vanessa Dias Moretti

Como o homem torna-se humano......................................16

A educação escolar e a teoria histórico-cultural................27

Método dialético: implicações para a pesquisa

em educação............................................................................40

CAPÍTULO 2

O Desenvolvimento Psíquico e o Processo Educativo.....51

Algacir José Rigon, Maria Eliza Mattosinho Bernardes,

Vanessa Dias Moretti, Wellington Lima Cedro

A apropriação da cultura na constituição do gênero

humano....................................................................................58

CAPÍTULO 3

As Particularidades do Pensamento Empírico e do

Pensamento Teórico na Organização do Ensino............77

Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes,

Wellington Lima Cedro

O pensamento empírico: a influência da lógica formal.....82

As particularidades do pensamento teórico.......................85

A transformação do tipo de pensamento e a

organização do ensino...........................................................87

CAPÍTULO 4

A Atividade Orientadora de Ensino

como Unidade entre Ensino e Aprendizagem.................93

Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio Araujo,

Flávia Dias de Souza, Maria Lucia Panossian, Vanessa Dias Moretti

Sobre o conceito e a aprendizagem.....................................95

Sobre o ensino..................................................................... 102

A atividade orientadora de ensino: unidade entre

ensino e aprendizagem....................................................... 108

CAPÍTULO 5

O Conteúdo e a Estrutura da Atividade de Ensino

na Educação Infantil: o papel do jogo..............................127

Carolina Picchetti Nascimento, Elaine Sampaio Araujo,

Marlene da Rocha Migueis

O jogo como atividade principal no período

da infância............................................................................ 137

CAPÍTULO 6

A Formação do Pensamento Teórico em uma

Atividade de Ensino de Matemática.................................155

Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes,

Wellington Lima Cedro

CAPÍTULO 7

Afastar-se... ...............................................................................177

REFERÊNCIAS.....................................................................187

SOBRE OS AUTORES.........................................................201


As primeiras formulações, as discussões realizadas e as reelaborações produzidas indicam um movimento de apropriação coletiva dos temas abordados e são aqui objetivadas como produto final desse processo de trabalho colaborativo. A lógica do trabalho permitiu a organização deste livro em sete capítulos, que percorrem um caminho do geral ao particular no eixo processo de humanização-educação escolar.

 


Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital