Você sabia que na Editora Autores Associados o... Postado em notícias
NEWSLETTER
Notícias
-
05/07/13 08:58
Frete Grátis
-
27/06/13 11:53
Cadastro de novos clientes
Caros Clientes,
Visando uma experiência de... Postado em notícias
- Principal >
- Produtos da Página Principal >
- A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas

sumário
introdução 1
1. A LEITURA E A ESCRITA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
1. Desenvolvimento histórico da linguagem: aspectos filo e ontogenéticos
2. O desenvolvimento psíquico em suas relações com a apropriação de signos
3. Significado da palavra: unidade dialética entre linguagem e pensamento
4. A linguagem e sua realização na oralidade e na escrita
5. A alfabetização e a pedagogia histórico-crítica
2. A LÍNGUA PORTUGUESA: SUAS CARACTERÍSTICAS E OS MÉTODOS HEGEMÔNICOS QUE ORIENTAM SEU ENSINO
1. A língua portuguesa: aspectos históricos, neurolinguísticos,
estruturais e discursivos
2. O ensino da língua portuguesa: teorias pedagógicas, métodos e
suas implicações para a alfabetização
3. ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS DIDÁTICOS À LUZ DA
CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
1. Pedagogia histórico-crítica: a alfabetização como tarefa primeira da escola
2. O compromisso didático com a formação das capacidades requeridas
no processo de apropriação da leitura e da escrita: da educação infantil
ao ensino fundamental
3. Atividade de estudo e desenvolvimento: a criança na idade escolar
4. Princípios didáticos para a prática pedagógica histórico-crítica em alfabetização
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
sumário
introdução 1
1. A LEITURA E A ESCRITA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
1. Desenvolvimento histórico da linguagem: aspectos filo e ontogenéticos
2. O desenvolvimento psíquico em suas relações com a apropriação de signos
3. Significado da palavra: unidade dialética entre linguagem e pensamento
4. A linguagem e sua realização na oralidade e na escrita
5. A alfabetização e a pedagogia histórico-crítica
2. A LÍNGUA PORTUGUESA: SUAS CARACTERÍSTICAS E OS MÉTODOS HEGEMÔNICOS QUE ORIENTAM SEU ENSINO
1. A língua portuguesa: aspectos históricos, neurolinguísticos,
estruturais e discursivos
2. O ensino da língua portuguesa: teorias pedagógicas, métodos e
suas implicações para a alfabetização
3. ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS DIDÁTICOS À LUZ DA
CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
1. Pedagogia histórico-crítica: a alfabetização como tarefa primeira da escola
2. O compromisso didático com a formação das capacidades requeridas
no processo de apropriação da leitura e da escrita: da educação infantil
ao ensino fundamental
3. Atividade de estudo e desenvolvimento: a criança na idade escolar
4. Princípios didáticos para a prática pedagógica histórico-crítica em alfabetização
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Meire Cristina dos Santos Dangió
Graduada em pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara. É diretora de escola no Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Atuou durante dezenove anos como professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e trabalhou onze anos com formação de professores da rede pública. O tema alfabetização sempre esteve presente em sua trajetória educacional, tanto nos desafios da sala de aula quanto na pesquisa acadêmica que desenvolveu em seus estudos doutorais.
Lígia Márcia Martins
Livre-docente em psicologia da educação, professora aposentada do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru, e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, dedicando-se também a assessorias pedagógicas em secretarias municipais de educação, sobretudo em formação contínua para professores de educação infantil e ensino fundamental. Autora de livros, artigos científicos, capítulos de livros. Membro dos grupos de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” e Histedbr.
A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas Meire Cristina dos Santos Dangió & Lígia Márcia Martins preço: R$59,00 formato: 16 x 23cm páginas: 272 ano: 2018 ISBN 978-85-7496-413-3 assuntos: Alfabetização; Educação; Pedagogia; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia cultural - Aspectos históricos