9 de 18 produtos cadastrados na categoria Produtos da Página Principal

Próximo »  

A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas

A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas

Autoras: Meire Cristina dos Santos Dangió & Lígia Márcia Martins


R$59,00







Nº da Edição: 1ª edição (2018)

Nº de Páginas: 272

Isbn: 978-85-7496-413-3

Dimensões: 16 x 23cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$59,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$59,00
2x de R$29,50
3x de R$19,67


 

sumário

introdução                                                                                                                          1

 

1. A LEITURA E A ESCRITA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA     

1. Desenvolvimento histórico da linguagem: aspectos filo e ontogenéticos                                  

2. O desenvolvimento psíquico em suas relações com a apropriação de signos                            

3. Significado da palavra: unidade dialética entre linguagem e pensamento                                  

4. A linguagem e sua realização na oralidade e na escrita                                                              

5. A alfabetização e a pedagogia histórico-crítica                                                                          

 

2. A LÍNGUA PORTUGUESA: SUAS CARACTERÍSTICAS E OS MÉTODOS HEGEMÔNICOS QUE ORIENTAM SEU ENSINO

1. A língua portuguesa: aspectos históricos, neurolinguísticos,
estruturais e discursivos                                                                                                                

2. O ensino da língua portuguesa: teorias pedagógicas, métodos e
suas implicações para a alfabetização                                                                                            

 

3. ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS DIDÁTICOS À LUZ DA
CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO                                                      

1. Pedagogia histórico-crítica: a alfabetização como tarefa primeira da escola                               

2. O compromisso didático com a formação das capacidades requeridas
no processo de apropriação da leitura e da escrita: da educação infantil
ao ensino fundamental                                                                                                                  

3. Atividade de estudo e desenvolvimento: a criança na idade escolar                                          

4. Princípios didáticos para a prática pedagógica histórico-crítica em alfabetização

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                                      

REFERÊNCIAS


sumário

introdução                                                                                                                          1

 

1. A LEITURA E A ESCRITA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA     

1. Desenvolvimento histórico da linguagem: aspectos filo e ontogenéticos                                  

2. O desenvolvimento psíquico em suas relações com a apropriação de signos                            

3. Significado da palavra: unidade dialética entre linguagem e pensamento                                  

4. A linguagem e sua realização na oralidade e na escrita                                                              

5. A alfabetização e a pedagogia histórico-crítica                                                                          

 2. A LÍNGUA PORTUGUESA: SUAS CARACTERÍSTICAS E OS MÉTODOS HEGEMÔNICOS QUE ORIENTAM SEU ENSINO

1. A língua portuguesa: aspectos históricos, neurolinguísticos,
estruturais e discursivos                                                                                                                

2. O ensino da língua portuguesa: teorias pedagógicas, métodos e
suas implicações para a alfabetização                                                                                            

 3. ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS DIDÁTICOS À LUZ DA 

CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO                                                      

1. Pedagogia histórico-crítica: a alfabetização como tarefa primeira da escola                               

2. O compromisso didático com a formação das capacidades requeridas
no processo de apropriação da leitura e da escrita: da educação infantil
ao ensino fundamental                                                                                                                  

3. Atividade de estudo e desenvolvimento: a criança na idade escolar                                          

4. Princípios didáticos para a prática pedagógica histórico-crítica em alfabetização

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                                      

REFERÊNCIAS

 


Meire Cristina dos Santos Dangió

Graduada em pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara. É diretora de escola no Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Atuou durante dezenove anos como professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e trabalhou onze anos com formação de professores da rede pública. O tema alfabetização sempre esteve presente em sua trajetória educacional, tanto nos desafios da sala de aula quanto na pesquisa acadêmica que desenvolveu em seus estudos doutorais.

Lígia Márcia Martins

Livre-docente em psicologia da educação, professora aposentada do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru, e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, dedicando-se também a assessorias pedagógicas em secretarias municipais de educação, sobretudo em formação contínua para professores de educação infantil e ensino fundamental. Autora de livros, artigos científicos, capítulos de livros. Membro dos grupos de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” e Histedbr.

 


A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas Meire Cristina dos Santos Dangió & Lígia Márcia Martins preço: R$59,00 formato: 16 x 23cm páginas: 272 ano: 2018 ISBN 978-85-7496-413-3 assuntos: Alfabetização; Educação; Pedagogia; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia cultural - Aspectos históricos

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$59,00
2 x R$29,50
3 x R$19,67
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital