Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?

Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana faz uma análise crítico-comparativa entre a teoria do professor reflexivo, o construtivismo e a psicologia vigotskiana procurando compreender em que medida há a valorização ou o esvaziamento do trabalho do professor nessas perspectivas.

Fora de estoque

SKU: 978-85-7496-103-3 Categoria:

Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana faz uma análise crítico-comparativa entre a teoria do professor reflexivo, o construtivismo e a psicologia vigotskiana procurando compreender em que medida há a valorização ou o esvaziamento do trabalho do professor nessas perspectivas. A análise da teoria do professor reflexivo demonstra que essa corrente educacional, ainda que focalize o trabalho do professor, está apoiada em concepções epistemológicas e pedagógicas que levam à secundarização do ensino. Por sua vez, a epistemologia piagetiana bem como a concepção piagetiana da relação entre desenvolvimento e aprendizagem reduzem o trabalho do professor ao de um mero facilitador da aprendizagem. Também são evidenciados vínculos entre essas duas abordagens educacionais e a pedagogia nova. Coerente em seu rigor analítico, a autora mostra que Vigotski, no início de sua atividade docente, quando lecionou psicologia em um instituto de formação de professores e escreveu o livro Psicologia pedagógica, também foi parcialmente influenciado pelas idéias escolanovistas, o que o levou a, nesse livro, também reduzir o trabalho do professor ao de um facilitador da aprendizagem. Entretanto, prosseguindo na análise da obra vigotskiana, a autora elucida que Vigotski superou essa abordagem e elaborou as bases de uma psicologia marxista que coaduna com uma pedagogia histórico-crítica, a qual concebe o trabalho do professor como o ato de ensinar, de transmitir o saber historicamente construído.

No de Páginas

No da Edição

Autora

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.