Motivar(-se) para aprender

SKU: 978-85-7496-255-9 Categoria:

Os jovens sentem tédio, faltam, desistem, não se interessampelos estudos; os professores sentem-se profissionalmente esgotados e semrecursos. As questões de motivação e envolvimento estão no centro dos desafiosde hoje para os atores da educação. As pesquisas sobre a motivação em situaçãode aprendizagem e de formação avançaram muito nos últimos anos, mas sãorelativamente pouco conhecidas pelos agentes no campo. Quais são realmente aspreocupações dos alunos? Basta ter sucesso para estar motivado? Qual é o papeldas relações sociais na motivação? Por que alguns alunos, aparentementebrilhantes, têm dificuldades na aprendizagem? Por que tão poucos estudantesescolhem as áreas científicas? Como intervir concretamente na motivação dosalunos? Por que algumas intervenções pedagógicas “funcionam” e outras não? E,diante desse quadro, como estimular o envolvimento profissional dosprofessores? São muitas as questões para as quais este livro procura trazeralgumas respostas, baseadas nos últimos avanços da pesquisa na educação. Trintapesquisadores francófonos examinam aqui a situação dos conhecimentos em suasáreas e as implicações práticas de alguns trabalhos inovadores.

Organizadores