Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização

A diversidade de temas específicos de esporte ou futsal tratados no livro torna-o uma leitura obrigatória para estudantes de graduação e especialização em educação física e esportes.

REF: 978-85-7496-090-6 Categoria:

Este livro do professor Wilton é de grande importância para a educação física brasileira porque trata de um dos seus conteúdos mais praticados e porque é composto por textos pedagógicos inéditos. A obra contribui muito de um modo geral para a pedagogia do esporte, e especificamente para o futsal. A educação física, a pedagogia do esporte e o futsal constituem-se como áreas de estudo (conhecimento) da cultura corporal de movimento e estabelecem entre si inter-relações. Nas duas primeiras áreas o futsal é um dos seus conteúdos e o esporte futsal necessita da educação física para ser aprendido e democratizado no ambiente escolar, e da pedagogia do esporte enquanto uma área de estudos do como ensinar esporte. O Wilton neste livro nos apresenta a sua compreensão e proposta metodológica para o ensino do futsal, seja no ambiente de ensino formal ou não-formal, pois para ele a criança deve ser tratada como criança em qualquer ambiente, assim como o pré-adolescente e o adolescente merecem um tratamento adequado às suas faixas etárias independentemente de onde aprendam futsal. A educação física acostumou-se ao longo das décadas de 1970 e 1980 com os manuais de ensino dos esportes coletivos, produção comum e em larga escala nesses anos. Neste livro o leitor encontrará uma série de textos pedagógicos, organizados em um primeiro “cenário” denominado “A Iniciação” e um segundo “cenário” denominado “A Especialização”. Na área da pedagogia do esporte é costumeiro utilizarmos essas denominações para determinadas fases do processo de “ensino-aprendizagem-treinamento”, porém o autor está longe de apresentar seus textos pedagógicos reforçando uma classificação estereotipada de determinadas fases do treinamento esportivo. A principal preocupação do Wilton em todos os textos é seguir uma coerência e proposta do ensino do futsal como um dos conteúdos que contribui para educar o ser humano. Para efeito didático ele subdivide o texto nos dois “cenários”. No “cenário” da iniciação os personagens são “… as crianças, os professores, os pais, os árbitros, os dirigentes e a mídia”, os títulos de cada capítulo são suficientes para o leitor compreender o que será desenvolvido. No “cenário” da especialização, parte dos personagens são os atletas e os técnicos, e o leitor também poderá ver do que se trata cada texto pelo seu título.

O Wilton, como um expert em futsal e como um educador, preocupa-se em sua obra em demonstrar que os professores de futsal devem ensinar mais que futsal em suas aulas. Ou melhor, ensinar futsal na infância e na adolescência demanda um conhecimento além do técnico tático deste esporte. E a sua proposta é que os professores de futsal contribuam para a construção da autonomia das crianças e dos adolescentes.

Nos textos é perceptível a contribuição do autor trazendo a teoria piagetiana para o ensino dos esportes coletivos. Wilton faz inferências com essa teoria de forma clara, o que dá às suas teses um rigor acadêmico incomum à literatura esportiva de um modo geral.

Os textos denunciam problemas/equívocos nos processos tradicionais de ensino-aprendizagem de qualquer esporte, e neste livro o futsal é utilizado como exemplo. Isso quer dizer que, apesar de a obra ser específica de futsal, a sua abordagem nos permite compreender como deve ser e, também, como não deve ser o processo de ensino-aprendizagem dos jogos coletivos esportivizados. Ao mesmo tempo, encontramos nos textos proposições interessantes para as mudanças necessárias no cotidiano das aulas de esportes ou futsal.

Encontram-se de forma explícita neste livro várias categorias da pedagogia do esporte, área de estudos recente da educação física brasileira, e, ao mesmo tempo, há a exposição dos conteúdos táticos do futsal.

Campinas, março de 2004

Heloisa Helena Baldy dos Reis
Professora doutora em Educação Física

Seja o primeiro a avaliar “Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização”