Esporte: história e sociedade

Ao ler o livro Esporte: história e sociedade, texto coletivo produzido sob a liderança de Marcelo Weishaupt Proni e Ricardo de Figueiredo Lucena, pude perceber a grandiosidade do tempo para aqueles que estudam e pesquisam o fenômeno esportivo sob o olhar das ciências humanas no Brasil.

Fora de estoque

SKU: 978-85-7496-057-9 Categoria:

Ao ler o livro Esporte: história e sociedade, texto coletivo produzido sob a liderança de Marcelo Weishaupt Proni e Ricardo de Figueiredo Lucena, pude perceber a grandiosidade do tempo para aqueles que estudam e pesquisam o fenômeno esportivo sob o olhar das ciências humanas no Brasil. Só o tempo histórico pode justificar a generosidade, paciência histórica, maturidade intelectual e experiência teórica diversa reunida agora nos capítulos de cada co-autor, após mais de uma década de proximidade e distanciamento. O conjunto do livro, ainda que cada capítulo seja singular em sua especificidade teórica e nas questões levantadas, confirma o dito já consagrado que a distância excessiva gera a indiferença e, por sua vez, a proximidade demasiada leva à compaixão e à rivalidade. O livro constitui-se num exemplo de democracia no pensar e produzir conhecimento ao tempo que possibilita a cada leitor encontrar a justa distância das idéias e dos co-autores de cada capítulo. Distância essa que não será outra senão aquela que permitirá apreender o sentido último do todo que cada co-autor pretendeu refletir, problematizar, comunicar. O fenômeno esportivo foi captado por diferentes aportes teóricos: Elias, Bourdieu, Brohm, Guttmann, DaMatta, Guerreiro Ramos, entre outros. Trabalho autoral de fôlego, como o é a produção já veiculada por cada co-autor individualmente: Ademir Gebara, Alexandre Fernandez Vaz, Antonio Jorge Soares, Luiz Alberto Pilatti, Mara Cristan, Marcelo Weishaupt Proni, Ricardo de Figueiredo Lucena, Valter Bracht e Wanderley Marchi Jr. Pela discussão empreendida, pelos caminhos teórico-metodológicos que abre, pela criação de novos objetos de pesquisa que possibilita, Esporte: história e sociedade é recomendável a todos os interessados no esporte do ponto de vista das ciências humanas, nos diversos níveis de ensino e pesquisa. (Amarílio Ferreira NetoDiretor científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Organizadores