Enfoques contemporâneos do lúdico

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Durante o mês de outubro de 2001 foi realizado, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, o III Ciclo de Debates Lazer e Motricidade, dando continuidade a um projeto iniciado em 1999, com o objetivo de reunir profissionais de diversas áreas para incrementar o debate em torno de questões relacionadas ao lazer e ao corpo. Nesse terceiro encontro, procurou-se dar ênfase a leituras contemporâneas desse objeto, por meio da interface entre os diversos campos do conhecimento que dão sustentação conceitual à reflexão, a exemplo da política, psicologia e filosofia. Os textos aqui apresentados podem ser subdivididos em dois grandes campos: os que têm como eixo central a discussão do prazer e das emoções, e que procuram incorporar contribuições da psicologia social, da antropologia e da própria psicologia, e um segundo conjunto em que o corpo e o meio ambiente são destacados de uma perspectiva política e filosófica. Assim sendo, num primeiro momento, foram desenvolvidos os temas referentes à questão do lazer e meio ambiente, contando com a participação do professor José Graziano da Silva, do Instituto de Economia da Unicamp, que desenvolveu o tema “O lazer e o novo rural”, e da professora Maria Tereza D. P. Luchiari do Instituto de Geociências, também da Unicamp, com a palestra intitulada “A mercantilização das paisagens naturais”.

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Apresentação – Enfoques contemporâneos do lúdico: III Ciclo de Debates Lazer e Motricidade

Durante o mês de outubro de 2001 foi realizado, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, o III Ciclo de Debates Lazer e Motricidade, dando continuidade a um projeto iniciado em 1999, com o objetivo de reunir profissionais de diversas áreas para incrementar o debate em torno de questões relacionadas ao lazer e ao corpo. Nesse terceiro encontro, procurou-se dar ênfase a leituras contemporâneas desse objeto, por meio da interface entre os diversos campos do conhecimento que dão sustentação conceitual à reflexão, a exemplo da política, psicologia e filosofia. Os textos aqui apresentados podem ser subdivididos em dois grandes campos: os que têm como eixo central a discussão do prazer e das emoções, e que procuram incorporar contribuições da psicologia social, da antropologia e da própria psicologia, e um segundo conjunto em que o corpo e o meio ambiente são destacados de uma perspectiva política e filosófica. Assim sendo, num primeiro momento, foram desenvolvidos os temas referentes à questão do lazer e meio ambiente, contando com a participação do professor José Graziano da Silva, do Instituto de Economia da Unicamp, que desenvolveu o tema “O lazer e o novo rural”, e da professora Maria Tereza D. P. Luchiari do Instituto de Geociências, também da Unicamp, com a palestra intitulada “A mercantilização das paisagens naturais”.

A segunda mesa contou com a colaboração do professor Mauricio Lourenção Garcia, do departamento de Psicologia da Unimep, que expôs o tema “A apologia do prazer e a interrupção da produção desejante”, e do professor Devanir Merengué, do Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas, com a palestra “A ordem e o mercado dos prazeres”. Finalmente, temos também os textos do professor Luiz B. L. Orlandi, do departamento de Filosofia da Unicamp, “Corpo e nomadismo”, e dos professores do departamento de Estudos do Lazer, também da Unicamp, Heloisa Turini Bruhns, “Lazer e consumo: elementos para reflexão” e Gustavo Luis Gutierrez, “A preguiça, a culpa e a vida eterna vão ao mercado do lazer”.

Esse conjunto de reflexões aponta para a multiplicidade de questões que o debate contemporâneo a respeito do lazer e da motricidade suscita, a fim de continuar desenvolvendo uma análise de natureza multidisciplinar, em consonância com as exigências atuais desse campo de conhecimento. Os conteúdos apresentados procuram avançar nessa reflexão, incorporando aspectos que nem sempre são os mais usuais em seu tratamento acadêmico, mas que denotam justamente a riqueza de possibilidades de abordagens distintas que o tema apresenta, perante a crise de paradigmas e as novas exigências da produção conhecimento, para tentar apresentar respostas adequadas às grandes transformações, políticas e culturais, por que passa a sociedade nos dias de hoje. (Heloisa Turini Bruhns e Gustavo Luis Gutierrez)

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