Em busca da formação de indivíduos autônomos nas aulas de educação física

Fora de estoque

SKU: 978-85-7496-095-1 Categoria:

Este livro procura discutir a formação do indivíduo com base na prática pedagógica, tendo como fonte de análise a experiência de professores da educação física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, na elaboração e implementação de uma proposta de ensino. Compreendendo os desafios que se apresentam, no atual momento histórico, para a educação escolar, torna-se urgente tomarmos como ponto de reflexão os desdobramentos e as conseqüências da hegemonia do neoliberalismo na definição dos modos de vida do indivíduo. É preciso, pois, que façamos um esforço na direção de desvendarmos os discursos e as práticas que têm sido gestados pelo capital e que vêm assumindo a forma de políticas sociais, sendo a educação um campo de grande importância nesse processo. Optou-se por abordar alguns da teoria política neoliberal, esperando, com isso, construir elementos que possam favorecer a compreensão ampliada do que ora está em curso em nossa sociedade. Nesse momento, é mais que urgente que possamos nos engajar em processos organizados de trabalho e luta que devem ser delineados em função de um alargamento da formação das pessoas. Tal alargamento deve dirigir-se à formação da individualidade na perspectiva da autonomia, que aqui é compreendida como meta a ser alcançada

Autora