Educação física, esporte e diversidade

SKU: 978-85-7496-136-1 Categoria:

Se é inegável que o esporte – como é praticado hoje – é resultado da padronização de uma forma particular de usar o corpo, também é verdade que a sua popularização levou ao surgimento de diferentes formas de praticá-lo. Por um lado o esporte apresenta uma perspectiva homogênea que permite serem realizadas trocas esportivas em escala global; por outro, a sua democratização trouxe consigo uma diversidade cultural no que se refere às suas formas de realização e aos sentidos que lhe são atribuídos.

Nesse sentido, a educação física vem constituindo-se como uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tem tido o papel de tematizar – entre outros conteúdos da denominada cultura corporal – essa forma particular de atividade física, na sua diversidade.