Educação em diálogo

As entrevistas reunidas neste livro compõem um extenso painel. Sobre o pano de fundo de questões de amplo alcance como a relação entre educação e modo de produção, a formação integral do ser humano, concepções e inovações pedagógicas, educação e transformação social, são tratadas questões de grande atualidade. Com efeito, a maior parte das entrevistas versa sobre os problemas atuais da educação brasileira, enfocando, especialmente, as iniciativas no âmbito da política educacional, cujos acertos e equívocos são submetidos à análise e avaliação crítica. Nesse contexto, a LDB, o PNE, o Fundeb, o PDE, o Enem, o Prouni, o Fies, o Reuni, a Conae, o projeto do novo PNE, as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a relação entre educação e informática, pedagogia universitária, analfabetismo no Brasil são abordados de forma crítica e objetiva. Diante dos mais variados e cruciais problemas que vêm afetando a educação brasileira, o autor posiciona-se e não se furta a apresentar soluções. Dessa forma contribui para fazer avançar o debate e, principalmente, para reorganizar o ensino em todos os níveis na forma de um sistema nacional com alto padrão de qualidade em sintonia com as expectativas acalentadas pela população brasileira. Com esta obra, a Editora Autores Associados coloca à disposição dos leitores, de modo geral, um valioso instrumento que traz importantes esclarecimentos sobre os candentes problemas da educação brasileira atual. Especificamente os professores passam a contar com subsídios suscetíveis de enriquecer seu trabalho nas várias disciplinas que integram os currículos dos cursos de formação docente.

SKU: 978-85-7496-267-2 Categoria: Tag: