Culturas infantis em creches e pré-escolas

As recentes descobertas da pesquisa em sociologia da infância foram realizadas predominantemente nas instituições educativas com as crianças pequenas na esfera pública, fora da esfera privada da família, do mesmo modo adotado pelo presente livro, investigando o nexo entre dependência e autonomia, a construção do sentido de pertencimento, as formas de organização do pensamento anterior à potente forma da construção do pensamento com a leitura e a escrita, a gestão da ambivalência, entre outras, e assim estão mostrando as formas, as práticas de dominação no interior das classes sociais e também no coletivo infantil: o adultocentrismo, o machismo, o racismo também estão lá presentes, além dos exercícios de humanização (Milton Santos) por meio de práticas emancipatórias, como vemos aqui nos relatos de estágio do presente livro. […] A experiência e o saber nesta fase da vida são indissociáveis e, segundo o sueco Gunnarsson (1994), as crianças aprendem mesmo quando os adultos não têm intenção de ensinar.

SKU: 978-85-7496-278-8 Categorias: ,

(Trecho extraído da Apresentação do livro feita por Ana Lúcia Goulart de Faria

Autores:Adriana Silva, Ana Cláudia Caldeiron, Cândida Maria dos Santos Daltro Alves,Daniela Finco, Elisandra Girardelli Godoi, Fabiana Oliveira Canavieira, JoseaneBufalo, Marta Regina Paulo da Silva, Nara Martins Moretti, Nélia Aparecida daSilva, Peterson Rigato da Silva, Reny Scifoni Schifino, Roberta Cristina dePaula, Rosali Rauta Siller, Viviane Drumond

Dimensões 32 × 16 × 0.5 cm