Cidadania pequena – Saldão

A cidadania brasileira continua espantosamente restrita. Dados da Pesquisa Mensal de Emprego, em seu Suplemento de 1996, mostra perfil muito preocupante, sobretudo se comparado a dados de 1987.

REF: 85-7496-025-x Saldão Categoria:

A cidadania brasileira continua espantosamente restrita. Dados da Pesquisa Mensal de Emprego, em seu Suplemento de 1996, mostra perfil muito preocupante, sobretudo se comparado a dados de 1987 (suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios): não teríamos evoluído, ou até teríamos involuído. Nas Regiões Metropolitanas estudadas, somente Porto Alegre sobressai, por vezes acentudamente, mas por vezes muito pouco, indicando que no Sul do País (como ocorrera nos dados de 1987 também) existiriam indícios mais seguros de cidadania ativa. O problema da “pobreza política” continuaria mais ou menos inalterado, indicando que a população permanece massa de manobra visivelmente. Os dados referentes a Rio de Janeiro e também a São Paulo insinuam tendências alarmantes de comportamento político pouco ativo, se levarmos em conta sua significação nacional. Se tomarmos em consideração que os dados relativos ao associativismo são muito concessivos, além de representarem apenas a filiação, não a militância, o perfil da cidadania organizada brasileira mostra traços apenas residuais. Nas Regiões Metropolitanas, o associativismo organizado atingiria por volta de 10% da população acima de 18 anos, na média. Se descontarmos pelo menos metade de associados apenas nominais – não participantes ativos – tais dados desceriam para menos de 5%.

Seja o primeiro a avaliar “Cidadania pequena – Saldão”