A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural

R$59,00

ou em até 3x de R$19,67 sem juros.

O ensino e a aprendizagem vêm sendo o objeto de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), desde o momento da sua criação, no início dos anos 2000. Sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o Grupo, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, ao considerar as questões educacionais como foco de pesquisas, assume as investigações relacionadas ao ensino, à aprendizagem e às formas de organização do contexto escolar, buscando compreender os processos de transformação dos sujeitos em atividade, sejam eles estudantes, professores ou gestores participantes de comunidades educativas. Com base nas ações de estudo dos teóricos dedicados à Educação na perspectiva Histórico-Cultural e à Teoria da Atividade, bem como na organização de sínteses dos trabalhos de pesquisa, surgiu a necessidade da continuidade do aprofundamento teórico e, consequentemente, de uma forma de mediação cultural com a sociedade.

Versão Impressa

Fora de estoque

Compre o E-book

Selecione uma plataforma
SKU: 978-85-7496-374-7 Categorias: , ,

Descrição

A Atividade Pedagógica na
Teoria Histórico-Cultural

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1: Sobre o Processo de Humanização
Algacir José Rigon, Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Vanessa Dias Moretti
Como o homem torna-se humano
A educação escolar e a teoria histórico-cultural
Método dialético: implicações para a pesquisa em educação

CAPÍTULO 2: O Desenvolvimento Psíquico e o Processo Educativo
Algacir José Rigon, Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Vanessa Dias Moretti, Wellington Lima Cedro
A apropriação da cultura na constituição do gênero humano

CAPÍTULO 3: As Particularidades do Pensamento Empírico e do Pensamento Teórico na Organização do Ensino
Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Wellington Lima Cedro
O pensamento empírico: a influência da lógica formal
As particularidades do pensamento teórico
A transformação do tipo de pensamento e a organização do ensino

CAPÍTULO 4: A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem
Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio Araujo, Flávia Dias de Souza, Maria Lucia Panossian, Vanessa Dias Moretti
Sobre o conceito e a aprendizagem
Sobre o ensino
A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem

CAPÍTULO 5: O Conteúdo e a Estrutura da Atividade de Ensino na Educação Infantil: o papel do jogo
Carolina Picchetti Nascimento, Elaine Sampaio Araujo, Marlene da Rocha Migueis
O jogo como atividade principal no período da infância

CAPÍTULO 6: A Formação do Pensamento Teórico em uma Atividade de Ensino de Matemática
Josélia Euzébio da Rosa, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Wellington Lima Cedro

CAPÍTULO 7: Afastar-se…

REFERÊNCIAS

SOBRE OS AUTORES

Informação adicional

Peso 0.257 kg
sinopse

indice

Informações do Autor

No de Páginas

No da Edição

Dimensões

Organizador

quantidade

isbn

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.