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Políticas Públicas de Educação na América Latina: lições aprendidas e desafios

Políticas Públicas de Educação na América Latina: lições aprendidas e desafios

Organizadores: Célio da Cunha; José Vieira de Sousa; Maria Abádia da Silva


R$89,00







Nº de Páginas: 462

Isbn: 978-85-7496-277-1



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O presente livro foi organizado com base em textos e comentários do Fórum Internacional de Políticas Públicas na América Latina, realizado em novembro de 2010, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil, o Instituto Internacional de Planejamento da UNESCO (IIPE-Buenos Aires), a Associação Nacional de Política e Planejamento da Educação (ANPAE) e apoio do Ministério da Educação. 


Editorial

Prólogo
EmilioTenti Fanfani

Introdução: Educação na América Latina: o que pensam os especialistas
Célio da Cunha

Capitulo 1: A educação na América Latina: lições aprendidas e desafios 

Politica educativa: experiencia y sentido comum
José Angel Pescador Osuna

Experiencia de un ministro de educacion de Chile
Ernesto Schiefelbein

A educação no estado do Piauí: lições de uma experiência
Antonio José Medeiros

Comentários críticos e perspectivas educação na América Latina: lições aprendidas e desafios
Nara Maria Pimentel

Capítulo 2: Gestão federativa da educação: desenho institucional e articulação 

Gestão federativa da educação: desenho institucional do regime de colaboração no Brasil
Dermeval Saviani

Centralismo burocratico en la educacion de Mexico
Carlos Ornelas                                

Quiengarantiza el derecho de la educacion en un pais federal? Algunas reflexiones del caso argentino
Myriam Feldfeber

Comentários críticos e perspectivas 
Gestão federativa da educação: desenho institucional e articulação
Maria Zelia Borba Rocha

Capítulo 3: Estado, expansão e avaliação da educação superior 

OS desafios do mercado e o futuro da educação superior: prospecção dos cenários para os diferentes tipos de IES
Roberto Leal Lobo 

Expansion y evaluacion de la educacion superior
Victor Manuel Gomez Campo

Educação superior no Brasil: expansão, avaliação e tendências na formação de professor
José Vieira de Sousa

Comentários críticos e perspectivas
Estado, expansão e avaliação da educação superior
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira 

Capítulo 4: A questão docente: profissionalização, carreira e decisão política 

Notas sobre la construccion social del trabajo docente
Emilio Tenti Fanfani

A qualidade da escola e os profissionais da educação: confiança nas relações ou cultura da auditoria
Luiz Carlos de Freitas

Questão docente: formação, profissionalização, carreira e decisão politica
Bernardete A. Gatti 

A questão docente nas políticas públicas
Maria Abádia da Silva

Comentários críticos e perspectivas
A questão docente: profissionalização, carreira e decisão política
Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

 Capítulo 5: Direito a educação: financiamento e estado 

Financiamento y derecho a la educacion
Alejandro Morduchowicz

Direito à educação: financiamento e estado
Walter Esteves Garcia

Acesso à universidade: novas perspectivas de democratização?
Jacques Rocha Velloso

Comentários críticos e perspectivas
Direito à educação: financiamento e estado
Antonio Fávero Sobrinho

Notas sobre os autores


Célio da Cunha é mestre e Doutor em Educação, respectivamente pelas Universidades de Brasília (UnB) e Estadual de Campinas (Unicamp). Foi Superintendente de Desenvolvimento Social e de Ciências Humanas e Sociais do CNPq, Diretor e Secretário Adjunto de Políticas Educacionais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Assessor Especial da UNESCO no Brasil. Recebeu as Medalhas do Mérito Educativo do Governo do Brasil e de Minas Gerais. Atualmente integra o corpo docente da Faculdade de Educação da UnB e o Conselho Editorial de algumas revistas.

 

 

José Vieira de Sousa é graduado em Pedagogia (AEUDF) e Letras (UnB), Mestre em Educação e Doutor em Sociologia pela UnB. Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade e pesquisador da educação superior. Autor de diversos trabalhos publicados em livros e periódicos de temas, como: avaliação da educação superior, política e gestão educacional, democratização e acesso à educação superior. Coordenador do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES), no âmbito do qual desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq.

 

 

Maria Abádia da Silva é graduada em História (UNESP) Mestrado (1996) e Doutorado em Educação (1999) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de graduação Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado na Faculdade de Educação, Universidade de Brasília com pesquisas em História da Educação  do Distrito Federal e Política dos Organismos Financeiros Internacionais para a educação básica nos temas: formação de professores e gestão da educação com várias publicações, entre elas Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial.  


Editora Autores Associados

Organizadores: Célio da Cunha, José Vieira de Sousa; Maria Abádia da Silva

ISBN: 978-85-7496-277-1

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 462

Formato: 24x17 cm

Peso: 0,760g

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