13 de 14 produtos cadastrados na categoria Políticas Públicas de Educação

O método dialético na pesquisa em educação

Organizadores: Célio da Cunha; José Vieira de Sousa e Maria Abádia da Silva

Nº da Edição: 1ª edição (2014)

Isbn: 978-85-7496-339-6

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Os artigos que compõem este livro se propõem a discutir as contribuições do método dialético para a pesquisa em educação, com ênfase nas políticas educacionais. Para tanto, discutem o método dialético como uma abordagem que reconhece ser a ciência um produto da história, da ação do próprio homem, que está inserido no movimento das formações sociais.
Com base nessa perspectiva, os textos explicitam como o método dialético revela uma aproximação da escolha pela cientificidade da realidade, à medida que propicia o estabelecimento de uma relação que tem como referência a dinâmica entre o sujeito e o objeto. Como instrumento lógico de interpretação da realidade, o método em questão caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens nas relações sociais que são por eles contraídas.
Em síntese, os vários artigos reunidos no presente livro convidam ao conhecimento da importância e da necessidade de todo pesquisador compreender e explicar determinada realidade concreta. Afinal, é por meio dessa atuação que o investigador poderá indicar,de maneira concreta, algumas alternativas de ação para responder à problemática analisada.

Editorial: Coleção políticas públicas de educação

Apresentação: Método materialista histórico-dialético  e pesquisa em políticas educacionais: uma relação em permanente construção
José Vieira de Sousa

Parte I: Bases da discussão do método em Marx

A questão do método na constituição da teoria social de Marx
Edson Marcelo Hungaro

O método materialista dialético e a consciência
Raquel de Almeida Moraes

Parte II: Atualidade do materialismo histórico-dialético para a investigação das políticas sociais

Contribuições do materialismo histórico-dialético  para o entendimento da política pública social na atualidade
Conceição Paludo e Fernando Bilhalva Vitória

Pesquisa social: contribuições do método materialista histórico-dialético
Margarita Victoria Rodríguez

A construção do método no materialismo histórico-dialético  e a atualidade do pensamento marxista no contexto da crise econômico-financeira
Erlando da Silva Rêses

Parte III: Materialismo histórico-dialético e pesquisa em políticas educacionais

A contribuição do materialismo histórico-dialético para a análise das políticas educacionais
Angela Cristina Belém Mascarenhas

O campo de mediações: primeiras aproximações para a pesquisa em políticas educacionais
Patricia Laura Torriglia e Vidalcir Ortigara

A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético
Gisele Masson

Alto lá! Uma nova ordem é possível: contribuições do materialismo histórico à pesquisa e às políticas em educação
Wellington Ferreira de Jesus

Parte IV: Materialismo histórico-dialético: perspectivas de análise na formação de professores e pós-graduação em educação

A tradição do materialismo histórico-dialético na produção acadêmica sobre professores
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, Solange Martins Oliveira Magalhães e Marly de Jesus Silveira

Análises de práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de  licenciatura em Educação do Campo
Mônica Castagna Molina

Problemas de pesquisa na Pós-Graduação em Educação: questões colocadas a partir da epistemologia materialista histórico-dialética
Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus, Solange Lacks e Maria Gorete Bezerra Araújo

Abordagens metodológicas no estudo de políticas educacionais: o caso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2010-2012)
José Vieira de Sousa

Sobre os autores

Célio da Cunha possui mestrado (UnB) e doutorado em educação (Unicamp). Foi superintendente de desenvolvimento Social e de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e diretor e secretário-adjunto de políticas Educacionais do MEC. Ex-integrantes do Comitê Científico da FUNBEC e do Comitê Interamericano de Educação da OEA. Foi assessor especial da Unesco no Brasil por 11 anos. Recebeu a Medalha do Mérito Educativo do Governo do Brasil e de Minas Gerais. Tem livros, artigos e várias entrevistas sobre política da educação concedidas à imprensa falada e escrita. Elaborou verbetes para dicionários especializados.Professor do Programa de Pós-graduação da UCB; ex-professor do Programa de Pós-graduação da UnB.

José Vieira de Sousa é licenciado em pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em educação e doutor e sociologia pela mesma universidade. Professor da UnB, onde desenvolve estudos sobre educação superior, com ênfase em avaliação, expansão, democratização e acesso. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre avaliação da educação superior, além de desenvolver pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acerca desse tema. Organizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, juntamente com Célio da Cunha e Maria Abádia da Silva, publicada pela Editora Autores Associados, em 2011, 2013, 2014 e pela Líber Livros, em 2012.

Maria Abádia da Silva é mestre (1996) e doutora (1999) pela Unicamp. Professora do curso de graduação em pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB desde 2002. Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas:história da educação do Distrito Federal, políticas dos organismos financeiros internacionais e sua relação com a educação básica, gestão da educação e política de formação docente. Possui várias publicações, entre elas: Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial (2002) e Pensamento pedagógico e políticas de educação (2013), junto com Célio da Cunha.

Organizadores: Célio da Cunha; José Vieira de Souza; Maria Abádia da Silva

ISBN: 978-85-7496-339-6