5 de 14 produtos cadastrados na categoria Políticas Públicas de Educação

Próximo »  

Formação de professores em nível médio na modalidade a distância: a experiência da proformação

Formação de professores em nível médio na modalidade a distância: a experiência da proformação

Autor: Luciane Sá de Andrade


De R$73,00

Por R$10,00







Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Nº de Páginas: 336

Isbn: 978-85-7496-273-3



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

De R$73,00

Por R$10,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$10,00
2x de R$5,00
3x de R$3,33


 

Este livro nasceu do contato com a realidade de professores brasileiros. Numa época em que se discute a importância da formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na escola, o livro oferece algumas pistas para as seguintes questões: por que tantos educadores não têm a formação adequada? Quais são os desafios que professores enfrentam para participar e concluir um curso de formação? É possível formar pessoas que estão distantes dos centros de formação? Quais as contribuições e os limites da educação a distância para a formação de professores? Este é um convite para conhecer a história de professores e o impacto de um curso de formação na vida dessas pessoas.


Lista de siglas

Lista de tabelas

Editorial: Coleção políticas públicas de educação
- Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Brasília - UnB 

Prefácio

Capítulo 1: A dupla motivação para a pesquisa
1.1 O professor leigo, a precariedade do trabalho e as políticas de formação 

Capítulo 2: A tessitura teórica do estudo
2.1 Formação de professores: as perspectivas da literatura
2.2 Educação a distância: uma modalidade de formação 

Capítulo 3: O percurso metodológico
3.1 Considerações preliminares
3.2 Os estados escolhidos
3.3 Os interlocutores
3.4 O trabalho de campo e os procedimentos de pesquisa
3.5 O trabalho de organização e análise dos dados 

Capítulo 4: Uma visão mais detalhada sobre o Proformação
4.1 Estrutura do currículo
4.2 Forma de implementação
4.3 O Proformação no âmbito da pesquisa 

Capítulo 5: Os achados da pesquisa
5.1 O que revelam os questionários
5.2 O Proformação na visão dos professores cursistas
5.3 Como se tornaram professoras
5.4 As razões para serem professoras leigas
5.5 A inserção das professoras na Proformação 
5.6 Ser professora sem formação e iniciar a formação: dilemas e conflitos
5.7 A busca de um novo saber, a construção de uma nova identidade
5.8 O Proformação como formação de professores na visão de professores egressos
5.9 As dificuldades do curso 

Capítulo 6: O proformação na visão dos professores formadores
6.1 O olhar do professor formador sobre a política de contratação de professores nos pequenos municípios
6.2 A interação entre o professor formador e o professor cursista durante o curso
6.3 A transformação da função docente na educação a distância
6.4 O papel dos tutores
6.5 O Proformação enquanto política pública
6.6 Contribuições do Proformação para outros programas de formação de professores
6.7 A aproximação entre o contexto de formação e a realidade da escola 

Capítulo 7: O proformação na visão de gestores estaduais e federais
7.1 Desafios para a implementação do programa
7.2 Resultados do Proformação enqquanto política pública
7.3 Resultados do Proformação enquanto política pública para formação de professores
7.4 Limites do Proformação enquanto política pública 

Considerações finais

Referências bibliográficas 

Anexo A: Roteiro de entrevista para gestores federais, estaduais e professores formadores

Anexo B: Roteiro de entrevista para professores egressos

Sobre a autora 


Luciane Sá de Andrade é psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Educação. Atualmente é educadora do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como coordenadora do Proformação e do PROINFANTIL – programas de formação de professores em exercício – desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenou projetos de cooperação técnica internacional na área de formação de professores envolvendo Brasil, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Atuou também como analista de ciência e tecnologia da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre as temáticas de interesse, destacam-se: formação de professores e psicanálise.


Editora Autores Associados

Autora: Luciane Sá de Andrade

ISBN: 978-85-7496-273-3

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 336

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,410g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$10,00
2 x R$5,00
3 x R$3,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital