14 de 14 produtos cadastrados na categoria Políticas Públicas de Educação

Faculdades de educação e políticas de formação docente

Organizadores: Célio da Cunha; José Vieira de Sousa e Maria Abádia da Silva

De R$59,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1º edição (2014)

Isbn: 978-85-7496-338-9

Dimensões: 17x24 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

De R$59,00

Por R$10,00

Os textos que compõem este livro levantam indagações diversas voltadas à compreensão da complexidade que envolve a formação de professores, destacando-se: (i) Que tendências sociopolíticas têm assumido a formação de docentes no cotidiano das Faculdades de Educação e como tais tendências se articulam com o contexto das práticas sociais mais amplas, em que certas concepções educacionais já se cristalizaram? (ii) Qual tem sido a contribuição dessas instâncias formativas para a inserção de licenciandos numa proposta pedagógica que discuta as práticas curriculares na perspectiva crítica e emancipatória? (iii) De que maneira as Faculdades de Educação têm lidado, como espaços de formação docente, com paradigmas de reprodução cultural e transformação social? Entre outras, é de questões como essas que os textos reunidos neste livro tratam, a partir do olhar de um conjunto expressivo de pesquisadores brasileiros que se dedicam a investigar o tema. As reflexões sugeridas visam discutir, analisar e propor alternativas para um novo papel da Faculdade de Educação, com intuito de avançar para uma ação mais propositiva na formulação, decisão, execuçãoe avaliação de políticas destinadas à formação de professores.
Os textos convergem para um balanço do papel da Faculdade de Educação no Brasil e sua interlocução com cursos de licenciatura. Nessa perspectiva, discutem a necessidade de maior articulação das políticas de formação, avaliação e carreira docente conduzidas pelos órgãos governamentais com a realidade e os desafios vividos pelas Faculdades de Educação como instâncias da formação docente.

Agradecimentos

Editorial: Coleção Políticas Públicas de Educação

Introdução: Faculdades de educação e formação docente: novas proposições para velhos desafios
José Vieira de Sousa

Parte I: Faculdades de educação como locus da formação docente: percursos e desafios

Compromisso político e pedagógico da Faculdade de Educação diante das novas tendências de gestão e formação docente
José Luís Sanfelice

O papel da Faculdade de Educação na formação docente
Samira Zaidan

A política de formação de professores: da Escola de Magistério à Faculdade de Educação
Maria Abádia da Silva

Gestão micropolítica do curso de pedagogia da Faculdade de Educação
Janete Magalhães Carvalho

Parte II: Produção do conhecimento e ação docente

Considerações sobre a produção do conhecimento
Deise Mancebo

Contribuições para o debate sobre a formação do pesquisador nas Faculdades de Educação e a produção do conhecimento
José Vieira de Sousa

As políticas educacionais e os impactos na sala de aula: desafios diante das novas políticas de sistemas apostilados na rede pública
Maria Inês Marcondes

Identidade com a profissão professor: um caminho possível
Magali de Fátima Evangelista Machado e Clélia de Freitas Capanema

Parte III: Políticas de formação docente para a educação a distância

Políticas e práticas de formação de professores a distância: a qualidade dentro dos limites
Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben

Cenários transdisciplinares para formação docente na modalidade a distância: explorando as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem
Michelle Jordão Machado e Ana Paula Costa e Silva

Contribuição da educação a distância para o desenvolvimento brasileiro
Francisco Villa Ulhôa Botelho

Sobre os autores

Célio da Cunha possui mestrado (UnB) e doutorado em educação (Unicamp). Foi superintendente de desenvolvimento Social e de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e diretor e secretário-adjunto de políticas Educacionais do MEC. Ex-integrantes do Comitê Científico da FUNBEC e do Comitê Interamericano de Educação da OEA. Foi assessor especial da Unesco no Brasil por 11 anos. Recebeu a Medalha do Mérito Educativo do Governo do Brasil e de Minas Gerais. Tem livros, artigos e várias entrevistas sobre política da educação concedidas à imprensa falada e escrita. Elaborou verbetes para dicionários especializados.Professor do Programa de Pós-graduação da UCB; ex-professor do Programa de Pós-graduação da UnB.

José Vieira de Sousa é licenciado em pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em educação e doutor e sociologia pela mesma universidade. Professor da UnB, onde desenvolve estudos sobre educação superior, com ênfase em avaliação, expansão, democratização e acesso. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre avaliação da educação superior, além de desenvolver pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acerca desse tema. Organizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, juntamente com Célio da Cunha e Maria Abádia da Silva, publicada pela Editora Autores Associados, em 2011, 2013, 2014 e pela Líber Livros, em 2012.

Maria Abádia da Silva é mestre (1996) e doutora (1999) pela Unicamp. Professora do curso de graduação em pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB desde 2002. Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas:história da educação do Distrito Federal, políticas dos organismos financeiros internacionais e sua relação com a educação básica, gestão da educação e política de formação docente. Possui várias publicações, entre elas: Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial (2002) e Pensamento pedagógico e políticas de educação (2013), junto com Célio da Cunha.

Organizadores: Célio da Cunha; José Vieira de Sousa; Maria Abádia da Silva

ISBN: 978-85-7496-338-9